Sábado, 19 de Setembro de 2020
CINEMA

Secretaria de Cultura disponibiliza documentários sobre personalidades amazonenses

Filmes, dirigidos por Sérgio Cardoso, estão todos disponíveis no Portal da Cultura e no Facebook da secretaria



oscar_ramos_filme_1DF3E007-233D-4754-B426-218DF9BA6954.jpg Foto: Reprodução
24/07/2020 às 16:04

Artistas plásticos, críticos de cinema e cinéfilos, agitadores e colecionadores culturais, fotógrafos, lendas do teatro e do esporte amazonense fazem parte da série de documentários de Sérgio Cardoso exibida pelo Governo do Amazonas, no Facebook da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, durante o período de isolamento social em prevenção à Covid-19.

Os filmes estão todos disponíveis na rede social e no Portal da Cultura, na aba “Cultura sem sair de casa”. Você pode acessar os filmes no Portal diretamente pela página na internet ou pela lista de reprodução no Facebook.



Neste sábado (25), às 19h, será exibido o último filme da série “Cine sem sair de Casa”. Trata-se do documentário “Jerusa Mustafa - A Pianista da Cidade”, sobre a principal intérprete amazonense da obra dos compositores eruditos Frederico Chopin e Franz Liszt no século 20 e professora responsável pela formação de gerações de artistas por meio do “Conservatório de Música Joaquim Franco”. 

De acordo com Sérgio Cardoso, que assina o roteiro e direção dos curtas e longas-metragens exibidos, o objetivo das obras era preservar a memória da cidade.

“Manaus é uma cidade que, muitas vezes, não tem memória. Estes artistas e personalidades precisam ser preservados para que novas gerações os conheçam. Muitos deles já não estão conosco e por meio destes filmes, podemos nos lembrar deles e lembrar da Manaus em que eles habitavam. Fiz estes filmes pela memória e pelo meu amor ao cinema”, afirmou o artista plástico.

Além da obra deste sábado, já foram exibidos, ao todo, 16 filmes no Facebook da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam) que juntos acumulam mais 11 mil visualizações.

Entre os destaques estão documentários sobre os artistas Óscar Ramos, Roberto Evangelista, Joaquim Marinho, Jair Jacqmont, Hahnemann Bacelar e grandes personalidades do esporte, como Carlos Zamith, Amadeu Teixeira e Arnaldo Santos, entre outros.  

O jornalista Leanderson Lima viu três dos filmes exibidos na rede social e elogiou a proposta.

“Os filmes são de uma preciosidade muito grande. Temos um problema muito grave que é a falta de memória no Brasil, então, apresentar para as pessoas estes amazonenses que são icônicos, com histórias contadas com sensibilidade, é uma proposta muito legal”, afirma. 

Fernando Jr., artista plástico que foi tema de um dos filmes produzidos por Sérgio Cardoso, também aprovou a iniciativa. “Foi uma forma de democratizar ainda mais a cultura durante o momento de pandemia”, comentou.

Cultura sem sair de casa

Iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o “Cultura Sem Sair de Casa” disponibiliza diversas atividades, tais como Gincana do Livro; documentários; cursos completos de Teclado, Violão, Desenho e até espetáculos direto do palco do Teatro Amazonas.

São oferecidas aulas virtuais por meio do projeto “Praticarte”, com professores do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro; performances dos Corpos Artísticos; além do #FicaNaRedeManinho, com vídeos contemplados no edital. Para quem acompanha a temporada de lives, tem ainda a “Agenda Virtual”, com o calendário de apresentações realizadas nas redes sociais de artistas e casas noturnas locais.

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa está no YouTube, Instagram, Facebook e Twitter (@culturadoam) e no aplicativo Cultura.AM.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.