Domingo, 19 de Maio de 2019
Vida

Segunda edição do evento Intercâmbio de Dança Aérea inicia nesta quinta-feira (16)

A iniciativa chega à segunda edição trazendo programação com oficinas, bate-papos e espetáculos



1.jpg
A programação do IDA inclui oficinas sobre processos de criança em dança aérea e sobre variadas modalidades exploradas por bailarinos aéreos, como lira, tecido circense, cordas indianas e trapézio
14/07/2015 às 09:02

O Grupo Tangará Balé Aéreo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promove a segunda edição do Intercâmbio de Dança Aérea (IDA) de quinta-feira, dia 16, a sábado, dia 18. A programação do encontro, que terá lugar no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (Avenida Brasil, S/Nº, Santo Antonio) e no Espaço das Cias (rua Dona Libânia, 300, Centro), terá oficinas, bate-papos e apresentações de espetáculos do Tangará e de artistas e grupos convidados do evento. As atividades são gratuitas e têm participação aberta para jovens maiores de 14 anos e adultos.

A programação do IDA inclui oficinas sobre processos de criança em dança aérea e sobre variadas modalidades exploradas por bailarinos aéreos, como lira, tecido circense, cordas indianas e trapézio. Haverá ainda apresentações dos espetáculos “Intramentes”, do Grupo Tangará, e “Pau a pique”, da Índios.com Cia de Dança, que terá sua estreia no evento.

O IDA é uma oportunidade para o encontro e o intercâmbio entre artistas e grupos que atuam na dança aérea em Manaus. “É o momento para reunir todos que estão trabalhando com o balé aéreo, e também convidar artistas que apreciem esse hibridismo de linguagens da arte, do circo e do esporte”, assinala Yara Costa, professora e pesquisadora da UEA, também coordenadora do Grupo Tangará, realizado como projeto de extensão da instituição, ao lado de Raíssa Costa.

Yara acrescenta que as atividades do Grupo Tangará e do IDA já envolvem artistas de diferentes segmentos, dentre alunos e professores da UEA e profissionais de academias particulares, caso do professor João Arthur, por exemplo. “É um núcleo que cria uma rede”, aponta.

O encontro, complementa Yara,  permitirá ainda debater a respeito do balé aéreo no atual cenário da arte contemporânea. “Convidamos artistas envolvidos com o pensamento mais contemporâneo na arte. O começo no balé aéreo vem muito pelo deslumbramento do aéreo, das belas formas no ar, e depois vai se desenvolvendo por meio das inquietações artísticas. A ideia é sair só do lugar das acrobacias para trabalhar a arte de forma mais autônoma”, destaca ela, que desde 2001 se dedica à pesquisa no segmento.

Estreia

Yara é também diretora, intérprete e criadora na Índios.com Cia de Dança, que fará uma participação especial no 2º IDA com a estreia do espetáculo de balé aéreo “Pau a pique”. A produção, patrocinada pelo Programa de Apoio às Artes (Proarte) 2013, terá performance dos bailarinos Daniela Alves e Jonatas Amaral. A coreografia utilizando bambu, inicialmente idealizada para ser apresentada ao ar livre, foi adaptada para ser encenada no Espaço das Cias, que é fechado. A apresentação é gratuita e acontece na sexta-feira, dia 17, às 19h.

Programação

Quinta-feira, dia 16

9h a 11h: Oficina “Preparação corporal no Tecido Circense”, com os profs. Leonardo Scantbelruy e Joanny Maia

11h a 13h: Oficina “Introdução à Lira”, com o prof. João Arthur

17h: Abertura oficial

17h30: Espetáculo “Fractais”, do Grupo Tangará Balé Aéreo da UEA

18h: Espetáculo “Intramentis”, do grupo Sentimento Urbano (partic. especial) e apresentações de convidados inscritos


Sexta-feira, dia 17

9h a 11h: Oficina “Introdução à Corda Indiana”, com os profs. Jayne Kira Sousa e Nilcy Medeiros

11h a 13h Oficina “Introdução ao Trapézio”, com o prof. João Arthur

19h: Espetáculo “Pau a pique”, da Índios.com Cia. de Dança, no Espaço das Cias (Centro)


Sábado, dia 18

10h a 13h: Oficina “Vertical: Processos de criação”, com a prof. Yara Costa

16h a 18h: Bate-papo: Diálogos Transversais na Cena Manauara

18h: Encerramento

Obs. Toda a programação no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, exceto onde indicado


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.