Publicidade
Entretenimento
Lazer e cultura

Aprovada: 'Feira de Troca de Livros e Gibis' conquista público amazonense

Em apenas quatro horas, a primeira edição do evento promovido pela SEC levou mais de 230 pessoas até a Biblioteca Pública do Estado, na rua Barroso, entre a manhã e início da tarde deste domingo (24) 25/04/2016 às 09:02 - Atualizado em 25/04/2016 às 09:11
Silane Souza Manaus (AM)

Em quatro horas, 237 pessoas passaram pela Biblioteca Pública do Amazonas, na rua Barroso, Centro, na manhã deste domingo (25). Esse movimento todo foi por conta da realização da primeira “Feira de Troca de Livros e Gibis” da biblioteca, organizada pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Na ocasião, os “amantes” da leitura aproveitaram para adquirir novas obras e renovar seus acervos pessoais sem precisar gastar nada.

A jornalista Sheila Lemos, 29, levou 17 livros para serem trocados. A troca foi feita por exemplares de diversas categorias, entre elas de comunicação, sua área de atuação. Satisfeita, ela diz que o evento deve acontecer mais vezes. “Espero que sejam realizadas outras edições porque quase não temos feiras como essa, que nos dá a oportunidade de ler obras que ainda não lemos porque são caras. Além do mais, a questão aqui não é o valor comercial, e sim os livros em si”, apontou.

A professora Samara Vital, 27, irmã de Sheila, levou três livros para serem trocados na feira e também saiu de lá com obras relacionadas à sua profissão. “Gosto muito de literatura clássica e, entre os livros que escolhi, está o romance "1984" do autor George Orwell, e a obra ‘Educar na Esperança em Tempos de Desencanto’, dos autores Pablo Gentili e Chico Alencar. O legal é que a feira dá essa oportunidade de trocar livros que temos em casa e não usamos mais por outro que ainda não lemos”, destacou.

Nutrindo paixões

O casal de namorados Nani Carvalho, 23, e Paulo César, 25, - ela universitária e ele doutorando em informática - separou dez livros para trocar por outros, principalmente de literatura brasileira e inglesa. “Como leitores nós aproveitamos esse momento para ampliar nosso circulo de autores. Além disso, essa é uma opção barata de conseguir livros que às vezes não tem onde comprar, tendo em vista que não temos muitos sebos na cidade”, enfatizou.

A universitária Lua Calado de Medeiros, 24, foi à feira com a irmã Geovane Calado Gomes, 8, que adora gibis. A família incentiva a leitura da pequena estudante, que é apaixonada pelas revistas em quadrinhos, e aproveitou a feira para renovar o acervo. “Eu tenho 15 gibis, mas só trouxe quatro para trocar porque os outros eu não troco. Gosto muito dos  que consegui aqui”, revelou Geovane.

Maioria das trocas foi por livros

Ao todo, durante a primeira “Feira de Troca de Livros e Gibis” da Biblioteca Pública do Estado,  foram feitas 1.024 trocas, sendo 819 de livros, e 205 de gibis.   Para o diretor da biblioteca, Sharles Costa, esses números mostram que o evento foi um grande sucesso. “Um sucesso total tanto pelo volume de troca quanto pela quantidade de pessoas que estiveram presentes em apenas quatro horas de evento”, declarou.

Ele enfatizou que hoje se reunirá com o secretário de Cultura do Estado, Robério Braga, para falar sobre a feira. Conforme Costa, a ideia é que o evento faça parte da programação da SEC e que seja realizado no último domingo de cada mês. “A informação parada não serve de nada. Ela tem que circular. Mas essa é apenas mais uma das atividades que a secretaria desenvolve para fomentar a leitura”, frisou.

Difusão da leitura

A feira ocorreu de 9h às 13h de ontem, no hall superior da Biblioteca Pública do Estado, que fica na rua Barroso, Centro. O objetivo do evento realizado pela SEC foi proporcionar a troca de conhecimento e difusão da leitura, além de tornar a Biblioteca Pública cada vez mais conhecida.

Em números

237 pessoas compareceram à primeira Feira de Troca de Livros e Gibis da Biblioteca Pública do Amazonas, de acordo com o diretor Sharles Costa. Ao todo, conforme ele, foram feitas 1024 trocas, sendo 819 de livros, e 205 de gibis. Para a organização, os dados representaram o grande sucesso do evento.

Publicidade
Publicidade