Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
Dicas & mais

Confira os erros mais comuns e as dicas para não fazer feio no casório

Os noivos só convidam as pessoas mais importantes das suas vidas para prestigiarem a união. Não queira estragar esse momento



1084753.jpg Um dos inúmeros desejos dos anfitriões é que tudo ocorra bem, tanto na cerimônia quanto na festa.
22/05/2016 às 07:40

O casamento é um dos melhores e mais marcantes momentos na vida de um casal. E um dos inúmeros desejos dos anfitriões é que tudo ocorra bem, tanto na cerimônia quanto na festa. E neste mês das noivas, reunimos os principais erros cometidos e que devem ser evitados pelos convidados dos noivos.

A assessora e cenógrafa de casamentos Lena Souza Lima trabalha há 15 anos na organização de cerimoniais de casamentos. Segundo ela, os convidados devem se atentar para não se tornarem um incômodo. “É importante evitar ser um convidado indesejado em uma festa. Nada mais desagradável do que ser intitulado ‘persona non grata’ em qualquer lugar”, aconselha. 

Para ela, outro erro recorrente são críticas sobre a cerimônia, comida, música ou qualquer outro item durante a festa. “Essas críticas geralmente são feitas para os anfitriões no momento do evento...Tudo é preparado com muito carinho e o convidado tem que pensar que foi escolhido para estar ali, justamente por ser especial para os noivos”, explica Lena. 

A seguir, confira os erros mais comuns e as dicas de etiqueta para não fazer feio no casório.

Dica 1 - Excesso de fotos com o celular

Não queira ser o fotógrafo oficial da festa, incomodando noivos e convidados com fotos e selfies desnecessárias. A estudante de psicologia, Tallyne Campos, 20, (ao lado) fez questão de avisar os convidados sobre isso atencipadamente. “Fiquei até pasma no dia do meu casamento com o Thallys. É claro que tiraram fotos, mas nada fugiu do controle”, relembra.

Dica 2 - levar decoração da festa

Essa é uma dica muito importante. Certamente os noivos contrataram uma empresa para organizar o evento. Um dos acontecimentos desagradáveis e deselegantes, segundo a cenógrafa Lena Souza Lima é levar docinhos, talheres, porta guardanapos ou quaisquer outros itens da festa em echarpes, bolsas e afins. Isso deve ser evitado, com certeza.

Dica 03- vestir branco

Quem nunca ouviu a frase “O glamour é só da noiva?”. Ela com certeza deve ter passado meses organizando essa data. Usar roupas de tons claros (off-white ou nude) durante uma festa ou cerimônia não soa bem. Então é melhor evitar. Para as madrinhas, os tons devem ser sóbrios. “Elas não podem querer aparecer mais que a noiva”, recomenda Lena. Para ela, o tabu de não usar preto também pode ser deixado para trás. 

Dica 4 - não atrasar na cerimônia 

O atraso é permitido somente para a noiva, mas também não deve ser exagerado. A dica para os padrinhos e convidados é jamais atrasar, pois é uma gafe imperdoável. Outro erro pior que chegar atrasado, é não ir à cerimônia e comparecer somente na recepção.

E mais: levar pessoas que não foram convidadas pelos noivos e não confirmar a presença. Outra dica em especial para a hora da festa é evitar beber como se fosse o último dia da sua vida e dar vexame. 

“Não precisa exagerar na comemoração, subir no palco, tomar o microfone do cantor e outras coisas”, recomenda a especialista em festas de casamento.

Dica 5 - Levar presente para as festas

Levar o presente de casamento para a igreja ou recepção? Jamais! Já faz um tempo que as listas de presentes tem salvado muita gente de cometer essa gafe. Mas é sempre bom lembrar. Geralmente, no convite já vem o endereço que deverá ser entregue o presente. Todavia, se não tiver, mande entregá-lo diretamente na casa do casal, ou na residência de seus pais. É importante mandar junto com o presente um cartão.

Outro ponto semelhante, que não se pode esquecer, é que o convidado deve confirmar com antecedência a presença no casamento. É o famoso R.S.V.P. Responda o quanto antes.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.