Publicidade
Entretenimento
CINEMA

Semana da Língua Alemã traz intercâmbio cultural em Manaus a partir de terça (4)

Evento entre Brasil e países de fala alemã acontece em todo o País e conta com exibição de filmes no Teatro Gebes Medeiros, com entrada gratuita 30/03/2017 às 11:12
Show stefan zweigtrailer82533
Foto: Divulgação
acritica.com

A partir da próxima terça-feira (4) em Manaus, o Teatro Gebes Medeiros recebe a edição de 2017 da Semana da Língua Alemã, realizada na capital amazonense pelos consulados honorários da Alemanha, Áustria e Suíça, em parceria com o Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura. O evento contará com exibição de filmes sempre a partir das 18h30 e com entrada gratuita.

O evento é realizado no Brasil pelas embaixadas da República Federal da Alemanha, da Confederação Suíça, da República da Áustria, do Reino da Bélgica e do Grão-Ducado de Luxemburgo, sediadas em Brasília, e acontece a partir do dia 31 de março, em 12 estados diferentes, além do Amazonas: Pará, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O cônsul honorário da Suíça em Manaus, Duno Gerber, ressalta a importância da Semana da Língua Alemã para a população manauara. “O alemão é a décima língua mais falada no mundo, e traz uma carga imensamente positiva. Nos países onde é falado o idioma, como a Suíça, a Áustria e a própria Alemanha, a economia é boa e forte, com excelentes oportunidades, inclusive para brasileiros”, ressalta.

Para o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, a Semana trará um enriquecimento cultural excelente para quem participar dela. “Nestes 20 anos da Secretaria de Cultura, nós temos orgulho de ter trabalhado em todas as frentes culturais, inclusive, firmando parcerias com consulados e demais instituições estrangeiras para um intercâmbio cultural que só beneficiará o Amazonas”, completa.

Programação

A semana começa com a exibição do filme suíço Um Sino Para o Pequeno Urs. De 2015 e dirigido por Xavier Koller, o filme narra as aventuras do pequeno Urs no povoado de Guarda, nas montanhas da Suíça. Todos os anos, em 1° de março, as crianças de Guarda percorrem as ruas tocando sinos para espantar o inverno e dar as boas-vindas à primavera. O sino de Urs é pequeno, e ele é mandado para o final da fila das crianças. Escondido de todos, o menino corre para as montanhas atrás de um sino maior para celebrar a primavera.

Quarta-feira (5) é a vez do filme Stefan Zweig – Adeus Europa. Co-produzido entre Alemanha, Áustria e França e dirigido por Maria Schrader, a produção narra a vida do escritor austríaco Stefan Zweig no exílio. Tendo previsto a queda da Europa, Zweig se desespera quando descobre que o continente está se degradando rapidamente. O filme foi selecionado como representante da Áustria ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2017.

Na quinta-feira (6) é a vez da comédia A Sala de Aula Voadora, de 2003. A produção alemã, dirigida por Tomy Wigand, conta a história de Jonathan, um garoto de 12 anos que vai para o internato da Escola de São Tomás, na cidade de Leipzig. Lá, faz amizade com um grupo de meninos aventureiros, e decidem descobrir o mistério por trás do desaparecimento de um escritor.

A semana encerra na sexta-feira (7), com uma aula experimental de alemão conduzida pelos professores Hans Grubinger, Jörg Ohly e Duno Gerber, do Centro Suíço de Manaus, vinculado ao Consulado Honorário da Suíça na capital amazonense.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

Serviço

O quê: Semana da Língua Alemã
Quando: terça a sexta, 4 a 7 de abril de 2017, às 18h30
Onde: Teatro Gebes Medeiros (Ideal Clube), av. Eduardo Ribeiro, S/N, Centro
Quanto: gratuito
Público-alvo: livre

*Com informações da assessoria

Publicidade
Publicidade