Publicidade
Entretenimento
Vida

Semana do Turismo tem dia com entrada gratuita nos espaços culturais da cidade

A visitação poderá ocorrer nesta terça-feira (22) no Teatro Amazonas, Museu do Índio, Bosque da Ciência, Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) e Paço da Liberdade 21/09/2015 às 15:05
Show 1
O Teatro Amazonas é um marco do Ciclo da Borracha e foi inaugurado em 1896
Acritica.com Manaus (AM)

 A Semana do Turismo abre as portas dos principais pontos turísticos da cidade para o público manauara e turistas.  Seis espaços estarão com entrada gratuita nesta terça-feira, 22. Ainda como parte da programação haverá a palestra “Manaus Memória: Formação da Cidade de Manaus”, no Les Artistes Café Teatro.  A iniciativa é em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado no dia 27 deste mês, sendo uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

A visitação poderá ocorrer no Teatro Amazonas, Museu do Índio, Bosque da Ciência, Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) e Paço da Liberdade. No Teatro Amazonas as visitas serão guiadas, com saídas a cada meia hora, e ocorrerão das 9h às 17h.

O Teatro Amazonas é um marco do Ciclo da Borracha e foi inaugurado em 1896. Desde lá, é palco de todo tipo de espetáculo: óperas, operetas, musicais, peças de teatro, shows de cantores líricos e populares, festivais, grupos de dança, bandas de música, corais, orquestras e tantos outros. Recomenda-se que os interessados levem um comprovante de identificação oficial com foto. O espaço está localizado na Av. Eduardo Ribeiro,659, Centro Histórico.

Outros espaços

E para os interessados na cultura indígena, o Museu do Índio é uma das opções para quem quer conhecer mais sobre os índios do Alto Rio Negro. O local é dividido em seis salas. Na quinta sala, por exemplo, está em exposição a representação do “Ritual Fúnebre”. Peças antigas, cerâmicas, instrumentos musicais como o “maracá”, flechas, remos, canoas, redes, tecelagem e cestas são um dos destaques do museu. O espaço está localizado na rua Duque de Caxias, 356, Praça 14 de Janeiro, Centro Histórico.

Aos que curtem a natureza, o Bosque da Ciência, localizado nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Aleixo, Zona Centro-Sul, e o Zoológico do Cigs, localizado na Avenida São Jorge, 750, São Jorge, Zona Oeste, estarão de portas abertas para receber os interessados.

No Bosque, por exemplo, os excursionistas encontram o peixe-boi, o Lago Amazônico e o viveiro dos jacarés, entre outras atrações. Já no Cigs, os visitantes encontram diversos animais da região, como a onça pintada, a arara azul, macacos, a pantera negra e o Aquário Amazônico, que contém várias espécies de peixes como o pirarucu.

O peixe-boi é uma das atrações do Bosque da Ciência 

O Paço da Liberdade também estará de portas abertas aos visitantes. No local está em exposição “Imagine France - A viagem fantástica” que reúne fotografias de castelos, museus, grutas, igrejas e monumentos históricos da França. A exposição é assinada pela artista francesa Maia Flore e ficará em cartaz até 10 de outubro.  O espaço está localizado na rua Gabriel Salgado, Centro Histórico.

 Já a palestra “Manaus Memória: Formação da Cidade de Manaus” ocorrerá às 15h, no Les Artistes Café Teatro, av. Sete de Setembro, 377, Centro Histórico. A conversa será ministrada pela Historiadora Etelvina Garcia. Assim como as demais atividades, a entrada é gratuita e integra a programação da “Primavera dos Museus 2015”, evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Secretaria de Políticas Culturais (SPC), órgãos integrantes do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Manauscult. 

O melhor de Manaus somos nós

A Semana do Turismo é uma comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, desde 1979, pela Organização Mundial do Turismo (OMT). A iniciativa visa estimular o conhecimento da comunidade internacional para a importância do turismo em todos os setores da sociedade.  

A festividade ocorrerá em vários pontos turísticos da cidade, entre eles Paço da Liberdade, Les Artistes Café Teatro, Parque Cidade da Criança, Catedral Metropolitana de Manaus, Teatro Amazonas, Museu do índio, Bosque da Ciência, Zoológico do Cigs, Praça Mário Verçosa e o Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes.

Poderão participar das atividades os representantes do Trade Turístico, que são os meios de hospedagem, bares e restaurantes, Centros de Convenções e Feiras de Negócios, agências de viagens e turismo, empresas de transporte, entidades públicas e privadas ligadas direta ou indiretamente ao setor, acadêmicos dos cursos de Turismo e afins.

Serviço 

O que é: Entrada gratuita aos atrativos turísticos da cidade e Palestra “Manaus Memória: Formação da Cidade de Manaus”

Onde: No Teatro Amazonas, Museu do Índio, Bosque da Ciência, Zoológico do Cigs e no Paço da Liberdade. A palestra será no Les Artistes Café Teatro, Av. Sete de Setembro, nº 377, Centro Histórico

Quando: Nesta terça-feira, 21. Os espaços estarão disponíveis para visitação das 9h às 17h. A palestra acontece às 15h

Publicidade
Publicidade