Semente de girassol é aliada do coração
Nutricionistas apontam o grão como importante aliado no combate a problemas cardiovasculares

Ela possui elevado teor de nutrientes essenciais ao organismo, o ácido graxo poliinsaturado linoléico ( ômega 6) e o ácido graxo monoinsaturado oléico (ômega 9), substâncias que não são produzidas pelo corpo. A semente de girassol é aliada de peso na manutenção da saúde cardíaca.
De acordo com a nutricionista da rede Mundo Verde, Bruna Murta, a semente de girassol também é excelente fonte de vitamina E, com ação antioxidante que protege a pele da radiação ultravioleta e evita o envelhecimento precoce. O alimento também reduz o risco de ocorrência de diversos tipos de câncer como o de cólon, bexiga e de próstata.
A semente é rica em fitoesteróis, compostos encontrados em plantas com estrutura química semelhante a do colesterol, que, se ingeridos em quantidades suficientes, podem reduzir os níveis sanguíneos de LDL e diminuem o risco de câncer. Fonte de selênio, mineral de ação antioxidante que inibe a proliferação de células cancerosas e induz à morte de células cancerígenas.
Com todas estas vantagens, que tal incluir esta sementinha milagrosa na sua dieta? Saiba como consumir:
Sementes de Girassol: podem ser consumidas torradas, como aperitivos ou adicionadas a receitas de pães, bolos, cookies, farofas. Também podem ser adicionadas às saladas ou aos ovos mexidos. Polvilhe as sementes em cereais quentes ou frios.
Óleo de Girassol: De sabor suave, pode ser utilizado no preparo dos alimentos e adicionado em saladas, cozidos, conservas.
Aprenda uma receita para já incluir as sementes no seu cardápio.
Manteiga de sementes de girassol
Ingredientes:
2 xícaras de chá de sementes de girassol (cruas ou salgadas, com ou sem sal)
1 a 2 colheres de sopa de óleo de canola prensado à frio
Sal marinho à gosto (opcional)
Stévia à gosto
Modo de preparo:
Em um liquidificador ou processador, bater as sementes de girassol. Adicionar o óleo de canola aos poucos, até que formar uma mistura cremosa. Adicionar o sal marinho e a stévia. Transferir para um pote de vidro hermeticamente fechado.
Dica: a manteiga de sementes de girassol pode ser consumida com torradas e combina com palitos de cenoura, aipo, pepino e abobrinha.
Outra dica é substituir a manteiga de amendoim ou tahine pela manteiga de girassol em receitas.