Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
FORMAÇÃO

Seminário discute artes visuais e lei de incentivo à cultura em Manaus

Projeto "Escalas Amazônicas" será realizado na capital amazonense depois de passar por Belém e Rio Branco



b0215-61f.JPG Projeto foi financiado pelo Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais
14/12/2016 às 17:56

Na última década, que ações os governos têm feito para fomentar as Artes Visuais em algumas das principais capitais do Norte, como Belém, Rio Branco e Manaus? O que são Políticas Públicas e Políticas Culturais? Debater e contribuir para responder a estas e outras questões são objetivos do projeto "Escalas Amazônicas: Seminários de Artes Visuais e Políticas Públicas", que já passou pelo Pará e pelo Acre, e agora chega ao Amazonas.

As atividades em Manaus serão realizadas nesta sexta-feira (16), a partir das 14h, no Caua (Rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro). Participam do encontro a doutora em Ciência Política Monique Menezes, que vai apresentar a palestra “Política Pública para quem?”, tendo como mote a interpretação do papel de instituições e atores na implementação e execução das políticas públicas; o mestre em Letras e Artes Rômulo Nascimento, responsável por traçar um panorama das artes visuais em Manaus; e o realizador audiovisual e membro do Conselho Municipal de Cultura Paulo Cézar Freire, que falará sobre uma questão latente: a Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A atividade é gratuita e aberta ao público em geral.

“Percebemos que as artes visuais costumam aglutinar e engajar um número menor de atores sociais com relação a outras linguagens artísticas, como a música e o teatro, por exemplo. Com isso, seu diálogo com os entes públicos pode ser menos constante e intenso – o que em tempos de crise política e econômica pode  repercutir como perdas significativas para esta linguagem. Nosso projeto pretende oferecer conteúdos voltados à formação e promover um levantamento de dados inéditos a respeito das ações governamentais na última década. Assim pretendemos contribuir com as reivindicações atuais e futuras”, explicou Ricardo Agum Ribeiro, proponente e coordenador dos seminários.

Serviço

O quê: "Escalas Amazônicas: Seminários de Artes Visuais e Políticas Públicas"
Quando: Sexta-feira, dia 16, a partir das 14h
Onde: Caua (Rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro)
Quanto: gratuito

*Com informações da assessoria de imprensa

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.