Terça-feira, 21 de Maio de 2019
Vida

‘Sen bao mi’ é hit na Internet

Amazonense está por trás de versão de ‘Stand by me’



1.jpg
Vídeo produzido pelo publicitário bernardo Oliveira como "brincadeira" repercute em redes sociais e sites de humor
19/01/2013 às 21:09

O vídeo mais comentado na Internet baré da última semana foi, sem dúvida, a versão da música “Stand by me”, de Ben E. King – mais lembrada na voz de John Lennon – que o publicitário Bernardo Oliveira realizou e postou no Youtube.

Na voz de Oliveira, o refrão virou “Sen bao mi” e a música tornou-se um viral, com um rápido compartilhamento entre usuários do Facebook e Twitter e sites de humor.

Em um canto de seu quarto, sem a câmera focalizar seu rosto, Oliveira dedilha com entusiasmo a contagiante melodia da canção em seu violão com uma pronúncia pouco ortodoxa na língua anglo-saxã. Tudo em um intimista clima de luau em volta da fogueira.

Por cerca de dois minutos, o ouvido de quem assiste é brindado com a versão para lá de particular da música, que está na memória afetiva de todos que assistiram ao filme “Conta comigo”.

Na versão ‘oliveiranesca’ o trecho: “When the night, has come/ and the land is dark/ and the moon, is the only light we’ll see” tornou-se: “Uêin de nâit rés gohn/ en de len disdár/ endemuun is de ônli laíusí”. O resto da música, bem... há coisas merecem mais ser ouvidas do que propriamente explicadas com palavras.

O viral

“Colocamos o link do vídeo na nossa comunidade no dia 14 de janeiro, rapidamente houve mais de 50 compartilhamentos. Depois disso todo mundo estava rindo e comentando”, declarou o moderador da Porão do Alemão da Depressão, comunidade do Facebook.

“Isso é a obra do rock moderno rapaz, vocês não ‘tão’ percebendo o quanto isso vai revolucionar?”, “Bernardo bangueando na cara da sociedade”, “Esse é o video original? Ou esse é zoação, não pode ser o original esse... kkk”, “Senti meus ouvidos serem estuprados” e “Joel Santana aprova este vídeo” foram alguns dos comentários postados sobre o vídeo.

Propositalmente tosco

Bernardo Oliveira afirma que levou na esportiva a ‘memetização’ de seu trabalho, e que todo o vídeo foi uma grande brincadeira entre os amigos de sua banda, a Scarface – do qual ele é vocalista –, que saiu um pouco do controle. “Eu mesmo coloquei o vídeo no ar há algumas semanas. Era apenas para eles verem e nós nos divertirmos, mas o negócio saiu do controle, e quando eu vi, todo mundo já estava falando a respeito”, afirma Oliveira.

Ele também jura que não ficou chateado com os comentários postados sobre a música, e que tirou o vídeo do ar porque muitas pessoas estavam levando a sério.

“Eu lia algumas coisas e pareceu que certas pessoas estavam levando aquilo como se fosse de verdade. Resolvi apagar o vídeo, pois considerei que certas opiniões queriam me ofender de maneira pessoal. Mas quem está na chuva é para se molhar, se não quisesse que ninguém assistisse não disponibilizaria online”, comentou.

Sobre a semelhança de seu inglês com o do folclórico Joel Santana, Oliveira desconversa a respeito. “Não sei se é parecido, nunca ouvi o inglês do Joel Santana. Mas como eu disse, foi tudo uma zoação da minha parte”, finaliza.

Confira o vídeo


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.