Publicidade
Entretenimento
CONCERTOS

Série Encontro das Águas 2018 contará com quatro espetáculos inéditos

A quarta edição do projeto une erudito ao popular trazendo releituras de músicas amazonenses e até trilhas de séries de TV performadas por orquestras 17/07/2018 às 18:17
Show concerto o sol nascente cr ditos bruno zanardo secom
Orquestras executam trilhas de filmes e seriados em nova temporada de concertos que vai de 19 a 29 de julho (Foto: Secom)
Juan Gabriel Manaus (AM)

Entre os dias 19 e 29 de julho, o Teatro Amazonas volta a receber a série de concertos Encontro das Águas, iniciativa cultural com a proposta de unir música sinfônica ao repertório popular. O projeto, que chega ao seu quarto ano de existência, será composto por quatro espetáculos diferentes, que vão de um passeio pela música e poesia amazonense, até a releitura de temas de séries e filmes de sucesso, guiados pelas Orquestra Amazonas Filarmônica, Orquestra Experimental e Orquestra de Câmaras.

Para este ano, o evento contará com o espetáculo “Amassunu” abrindo as atividades no dia 19, com outra apresentação marcada também para o dia 28, sempre às 20h. A montagem propõe uma nova leitura dos clássicos da música popular amazonense, juntando artistas consagrados a novos nomes da cena musical do estado. A união ganha força com a presença de poetas, artistas plásticos e fotógrafos que também vão expor seu trabalho durante as sessões.

Ao todo serão vinte e um artistas convidados, dentre eles a cantora indígena Djuena Tikuna, o poeta Aldísio Filgueiras e a banda Alaídenegão. No repertório, canções como “Sociedade do cão”, “Não mate a mata”, “Porto de Lenha” e outras treze mais. “Cada artista cantará uma música clássica e uma música própria. Além disso, a cada troca de palco um poeta subirá para declamar suas poesias e artistas visuais apresentarão seu trabalho no hall do Teatro. Será uma grande integração”, explicou o idealizador do projeto, maestro Marcelo de Jesus, durante coletiva para a imprensa.

A cantora islandesa Björk ganhará uma homenagem no espetáculo “BjörkCA”, que acontece nos dias 20 e 24, às 20h. O show resgatará o legado da artista europeia através de releituras interpretadas pela soprano Manuela Feua, acompanhada da Orquestra de Câmara do Amazonas com arranjos de Timóteo Esteves. “Acho que meu maior desafio era me manter na proposta do Marcelo, que é não fazer um cover e sim dar a minha interpretação ao trabalho da Björk”, revelou Manuela. 

Maestros Marcelo de Jesus e Otávio Simões, e soprano Manuela Feua durante coletiva de lançamento do projeto (Foto: Jair Araújo)

Universo geek

Os fãs do universo geek também ganham mais espaço nessa quarta edição da Série Encontro das Águas. Dois espetáculos surgem para ressaltar a proposta que deu origem ao evento. O primeiro deles é a montagem “Muzikflix” que acontece nos dia 21, às 20h, e dia 29, às 17h e 19h. Seguindo os moldes do “Muzikstations”, performado em edições anteriores com trilhas de videogames, a Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica desta vez foi buscar no universo das séries de TV a sua inspiração.

“Muzikflix” percorrerá temas de grandes sucessos da TV em diferentes gerações com projeções visuais de Thiago Looney. O repertório contará com os temas de “Os simpsons”, “Stranger Things”, “La Casa de Papel”, “Twin Peaks” e “Game of Thrones”. “A ideia desse espetáculo foi do público que sugeriu pra fazermos algo baseado em ‘Game of Thrones’. Para não ficar uma coisa só, resolvemos incluir outras séries”, explica o maestro assistente Otávio Simões.

O quarto espetáculo que compõe a programação é “Heroes”, que trará ao palco do Teatro algumas das famosas trilhas sonoras de grandes produções do universo dos super-heróis. O concerto apresentado pela Amazonas Filarmônica executará temas da Liga da Justiça, Mulher Maravilha, Os Incríveis, entre outros.

Publicidade
Publicidade