Publicidade
Entretenimento
Vida

Sexo na menopausa: por uma vida sexual saudável após os 50 anos

Durante e após a menopausa, a vida sexual da mulher pode continuar ativa e prazerosa e a questão hormonal é apenas parte da questão 19/02/2016 às 16:33
Show 1
Menopausa e vida sexual feliz não são antagônicos
Felipe Wanderley Manaus (AM)

Há uma série de mitos sobre desejo sexual da mulher na menopausa. A redução hormonal que acontece nesse período da vida feminina pode sim acarretar na diminuição da libido. Porém, não necessariamente. Afinal, pesquisas comprovam que a vida sexual da mulher neste período pode experimentar até mesmo o oposto: durante esta mudança de fase hormonal, o orgasmo feminino pode ser mais intenso, já que as terminações nervosas estão mais à flor da pele.

No entanto, após a menopausa, o comum é que a redução de estrogênio e outros hormônios no corpo da mulher diminui, por exemplo, a lubrificação vaginal na relação. Por outro lado, o fator emocional e afetivo, muitas vezes subestimado como fator condicionante do desejo sexual, é tão importante quanto a reposição hormonal, indicada na maioria dos casos de diminuição da libido relatada por mulheres neste período.

*O conteúdo completo desta reportagem você encontra neste domingo no Jornal A Crítica

---------------------------
Fred32
---------------------------
Você não pode modificar este texto
---------------------------
OK   
---------------------------
Publicidade
Publicidade