Publicidade
Entretenimento
Artes plásticas

Signos em quadros: Ítalo Castro expõe telas inspiradas no zodíaco

A mostra consiste em doze obras em óleo sobre tela que retratam os elementos dos mitos que deram origem aos signos da astrologia 04/10/2016 às 12:44 - Atualizado em 04/10/2016 às 13:28
Show b0804 21r
Além de artista plástico, Ítalo Castro também é ator (Foto: Chromo Fotografia)
Laynna Feitoza Manaus (AM)

Particularmente, o ator e artista plástico Ítalo Castro não é adepto de astrologia em si, mas gosta muito de pesquisar sobre tudo o que envolve a condição humana. “Diante disso, pesquisar sobre os mitos é também uma forma de entender as nossas relações”, pondera o amazonense. Este foi o caminho até a concepção de “Zodíaco”, exposição a ser lançada no próximo dia 14. A mostra consiste em doze obras em óleo sobre tela que retratam os elementos dos mitos que deram origem aos signos do zodíaco.

As telas estão dispostas em tamanhos variados, como 50x80cm, 50x70cm, e 60x100xcm. Por ser um admirador incondicional dos grandes mestres da arte do passado, Castro declara neles ter buscado influência para compor os quadros. “Dentre eles, meus favoritos são Caravaggio e Rembrandt. Ambos têm exercido influência sobre a composição do meu estilo. A partir do quadro de ‘Câncer’ essa influência é mais perceptível”, coloca.

“O tenebrismo do Caraggio no jogo de luz e sombra me fez evidenciar ainda mais as formas das figuras na pintura”, coloca ele. Ítalo percebe que seu fascínio natural, e consequente influência do artista nos seus trabalhos, sejam a atmosfera cinematográfica que ele imprimia nas obras. “Era como se ele fosse um diretor de cinema, ajustando os atores à cena em questão, e para mim que também sou ator, o estilo dele acabou por me atrair e influenciar”, pondera Castro.

Completo

É a primeira vez que Ítalo expõe “Zodíaco” em sua totalidade. “Participei da mostra ‘Manaus das Artes’, pela ACEAM na Ponta Negra junto a outros artistas, na qual levei apenas duas obras desta série: ‘Touro’ e ‘Libra’. As demais obras que levei eram de temas variados”, afirma ele, lembrando que todas as obras estão disponíveis para venda. “Porém, elas apenas deverão permanecer expostas até o último dia da exposição, que será no dia 27, independente da compra. Os detalhes para a compra apenas se darão através do email arts.italo@gmail.com”, pontua.

Sobre a sua carreira nas artes plásticas, Ítalo está analisando a ideia de iniciar uma nova série de obras tomando como tema o misticismo amazônico. “Com relação à dramaturgia, faço parte de duas produções amazonenses que devem estrear em breve: a série ‘Largo São Sebastião’ do Antônio Carlos Júnior e o curta ‘O Santo Casamenteiro’ de Gomes de Lima. Há planos para o ano que vem, mas nada ainda confirmado”, completa o artista amazonense.

Páginas do artista

www.facebook.com/italo.works
Site: www.italocastro.webs.com
Instagram: @italoscastro

Serviço

O quê: Exposição "Zodíaco", de Ítalo Castro
Quando: 14 a 27 de outubroonde: Espaço Thiago de Mello, Saraiva Megastore, Manauara Shopping (av. Mário Ypiranga Monteiro, Adrianópolis)
Quanto: Acesso gratuito

Publicidade
Publicidade