Domingo, 16 de Maio de 2021
MALBEC DAY

Sommelier destaca uva usada na produção de vinhos famosos que tem até data de comemoração

Malbec Day é comemorado neste sábado (17) e o sommelier do Pátio Gourmet, Rodrigo Pimenta, explica versatilidade da uva que leva o sabor frutado do vinho



688c0467-5aaa-46c9-a335-6b65068649e8_870842FE-93BA-4040-8B40-108009B788F4.jpg Foto: Divulgação
16/04/2021 às 11:24

Neste sábado (17) é comemorado o Malbec Day, data criada pelos argentinos para enaltecer uma das variedades de uva mais apreciadas pelos amantes de vinho. De origem francesa, a uva Malbec ganhou prestígio após o seu cultivo ser introduzido na Argentina.

O sommelier do Pátio Gourmet, Rodrigo Pimenta, explica que a uva Malbec é uma das mais versáteis e encanta os que gostam de apreciar um bom vinho com sabor frutado. Um dos favoritos dos brasileiros, o Malbec harmoniza muito bem com pratos como churrasco, linguiça, costela, queijos e sobremesas com chocolate meio amargo e amêndoas. O vinho tem como características principais o aroma frutado marcante e o sabor intenso, que permanece na boca por mais tempo. Com a uva são produzidos vinhos desde vinhos branco, rosé,  tinto até espumantes.



Segundo Rodrigo Pimenta, dos mais de 44 mil hectares de uva malbec plantados na Argentina, 35 mil ficam na Província de Mendoza, região onde o fruto foi introduzido primeiro no país e que se desenvolveu muito bem. O restante, diz ele, fica dividido entre a Patagônia, Salta e La Rioja.

Outros países também produzem ótimas versões da bebida, como é o caso do Chile, que se destaca com um cultivo bastante extenso e de qualidade dessa uva, principalmente, por conta das altitudes elevadas e do clima semelhante ao da Argentina. Também fabricam excelentes Malbec’s, Brasil, Uruguai, Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália.

Rodrigo Pimenta ressalta que, apesar de estar presente em várias regiões, a bebida produzida em cada cidade ou país tem características únicas. O vinho de Mendoza, por exemplo, tem uma coloração bem escura, combinada com aroma de violetas. Já a bebida produzida na Patagônia, devido à temperatura mais baixa da cidade, garante um vinho mais moderado, fresco, com aromas de frutas frescas.

De acordo com Rodrigo, a uva Malbec, além de dar origem a vinhos tintos, também produz versões do rosé. “São bebidas frescas e muito aromáticas, que esbanjam sabor de frutas vermelhas e boa acidez”, disse.

Rótulos – Para quem deseja aproveitar a data para comemorar, degustando um delicioso Malbec, Rodrigo Pimenta lista alguns rótulos da bebida. O primeiro é o Terrazas Malbec, um vinho que faz parte da grife de bebidas do grupo L.V.M.H. Este vinho encanta a muitos por seu equilíbrio, uma cor violacea intensa, carrega notas de ameixa madura e toque sutil de café.

Outra dica é o Cuvelier Los Andes, um potente malbec com 14,5⁰ teor alcoólico. Ele tem aromas de amora, ameixa e um floral encantador, a alta tosta da barrica mostra um pouco mais de notas de torrefação e café.

A última indicação é o Malbec chileno Perez Cruz. O país produz Malbec's mais frescos que os argentinos. Esta bebida tem notas de frutos frescos e uma boa acidez. Rodrigo destaca que esses e outros vinhos estão disponíveis na adega das unidades do Pátio Gourmet, que conta mais de 300 rótulos.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.