Publicidade
Entretenimento
VIOLA

Sonora Brasil: 19ª edição do projeto chega ao Amazonas com tema ‘Violas Brasileiras’

Cumprindo a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial, o Sonora Brasil do Sesc busca estimular a formação de plateia por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música 01/06/2016 às 09:07 - Atualizado em 01/06/2016 às 11:21
Show d067ba4c 3014 4a2e b5d4 e22f606c6369
Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando a qualidade sonora das obras e de seus intérpretes (Foto: Divulgação)
ACRITICA.COM Manaus (AM)

A 19ª edição do Sonora Brasil chega ao Amazonas com o tema Violas Brasileiras, a partir de amanhã. As apresentações seguem até o dia 7 deste mês, terça-feira, sendo realizadas nas cidades de Manaus e Parintins, respectivamente no Auditório do Centro de Artes Hahnemann Bacelar (Caua), na rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro, e no Auditório do CETI, rua Fausto Bulcão, 1.286, Palmares. Todas as apresentações têm entrada gratuita.

Em sua nova edição, o Sonora Brasil aborda os quatro aspectos do desenvolvimento do instrumento no País, mostrando que o uso da viola ultrapassa as fronteiras do interior e chega às salas de concerto, ampliando sua presença nos espaços destinados à música clássica.

Os grupos que abordam o tema Violas Brasileiras circulam pelas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e traçam um panorama da viola de cinco ordens e de variantes, que apresentam características peculiares e regionalizadas do instrumento, relacionadas a práticas musicais restritas a ambientes geográficos pouco abrangentes.

A viola caipira/sertaneja será representada por Paulo Freire e Levi Ramiro (SP); a viola do nordeste, reconhecida por acompanhar repentistas, será apresentada por Ivanildo Vilanova, Antônio Madureira e Cássio Nobre (PE e BA); a viola de concerto, apresentada por Fernando Deghi e Marcus Ferrer (PR e RJ); e as violas singulares, com suas peculiaridades e suas claras referências regionalizadas, serão apresentadas por Sidnei Duarte, Maurício Ribeiro e Rodolfo Vidal (MT, TO e SP).

Circulação

Cumprindo a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial, o Sonora Brasil do Sesc busca estimular a formação de plateia por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando a qualidade sonora das obras e de seus intérpretes.

Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-am.com.br ou pelo telefone (92) 3649-3750.

Calendário do Sonora Brasil 2016 no Amazonas

Manaus

Quinta, dia 2, às 19h: Violas Singulares, com Sidnei Duarte, Maurício Ribeiro e Rodolfo Vidal (MT, TO e SP)

Sexta, dia 3, às 19h: Violas Caipiras, com Paulo Freire e Levi Ramiro (SP)

Sábado, dia 4, às 18h: Violas no Nordeste, com Ivanildo Vilanova, Antônio Madureira e Cássio Nobre (PE e BA)

Domingo, dia 5, às 18h: Violas em Concerto, com Fernando Deghi e Marcus Ferrer (PR e RJ)

Parintins

Sábado, dia 4, às 19h: Violas Singulares

Domingo, dia 5, às 19h: Violas Caipiras

Segunda, dia 6, às 19h: Violas no Nordeste

Terça, dia 7, às 19h: Violas em Concerto

Publicidade
Publicidade