Publicidade
Entretenimento
Séries

Amazonenses se rendem a série 'Stranger Things', da Netflix

Lançado no último dia 15, produção da Netflix conquistou o título de série mais popular e é nova sensação mundial 31/07/2016 às 01:05
Show portal stranger things
História acontece nos anos 80 e tem referências à cultura pop daquela década
Natália Caplan Manaus (AM)

O que dizer de “Stranger Things”, que mal estreou e já conquistou o título de série mais popular do mundo e milhares de fãs? Em apenas dez dias, a produção da Netflix ultrapassou “Game of Thrones” na lista do Internet Movie Database — IMDb, ou “Base de Dados de Filmes na Internet” em português — e se transformou em um fenômeno mundial. Em Manaus, usuários do serviço de streaming também se renderam.

“Gostei muito da série. O roteiro é bem elaborado, o elenco tem ótima química e a atuação de todos os envolvidos dá o clima necessário para o que a trama oferece. Sem falar nas referências ao universo pop dos anos 70 e 80”, diz Eduardo Pedrosa, 30, ao recomendar para quem ainda não assistiu. “Toda essa repercussão não é à toa. Eu recomendo, pois você encontra de tudo um pouco: ação, aventura, mistério, ficção e suspense”, completa.

Apesar de ter “devorado” os oito episódios da primeira temporada em apenas duas noites, o engenheiro revelou ter decidido assistir “por acaso”. Ele procurava algo interessante na lista de opções, quando se deparou com a chamada da série. Ficou curioso, mas não se animou. “Não me empolguei, porque a sinopse esconde o jogo do que realmente é a série. Mas resolvi assistir e não conseguir mais desligar a TV”, lembra.

Com surpreendentes 9,2 pontos no rating da página internacional especializada em TV e cinema, “Stranger Things” também surpreendeu Tayson Retondano, 28. Fã de games, filmes e quadrinhos, o designer colocou a série na lista pessoal de favoritos, ao lado de “Breaking Bad”, “House of Cards”, “GoT”, “The Office” e “Sherlock”. Segundo ele, as referências aos clássicos dos anos 70 e 80 também está nas músicas.

 “É uma série ambientada nos anos 80 e acredito que tenha surpreendido todo mundo. Quando assisti ao trailer, fiquei interessado e achei que seria uma boa série, afinal, era uma série original Netflix. Mas eu não imaginava que seria tão boa. São oito episódios fantásticos bem escritos, dirigidos e fotografados. Gostei muito e, por mim, não precisaria de uma segunda temporada”, opina.

Fundador do “Amazonerd”, maior grupo de cultura pop de Manaus no Facebook, com mais de 11 mil membros, Retondano ressaltou as referências a filmes, músicas e ícones dos anos 80 na série. Criada pelos irmãos Matt e Ross Duffer, “Stranger Things” também tem “easter eggs” (surpresas escondidas) espalhadas pelos episódios. “Nasci no final da década de 80, mas isso não me impediu de conhecer clássicos, como ‘E.T.’, ‘Goonies’, ‘Conta Comigo’, entre outros. ‘Stranger Things’ bebe muito dessas fontes com o melhor dessa década, inclusive, na trilha sonora”, afirma, ao citar “Heroes” (David Bowie) e “Should I Stay or Should I Go?” (The Clash).

BLOG Jéssica Maia, 25, universitária

Eu vi toda a temporada e gostei bastante. Quando me indicaram, eu não esperava muito, sabe? Eu achei a 'teoria' da série muito original, porque me lembrou um pouco o filme 'O Nevoeiro'. Acho que vi tudo em quatro dias (não virei a madrugada), mas ficava assistindo até tarde. Não sou tão fã dos anos 80, então, foi o suspense que me prendeu mesmo. Eu gostei muito do mistério, porque dá vontade de assistir mais e mais. A cada fim de episódio, você fica pensando no que vai acontecer, em como e porquê vai acontecer. Estou muito ansiosa para a próxima temporada.

SAIBA +

Em "Stranger Things", Will Byers (Noah Schnapp) desaparece e preocupa seus amigos Mike (Finn Wolfhard), Dustin (Gaten Matarazzo) e Lucas (Caleb McLaughlin). Em meio ao sumiço, surge uma menina de cabelo raspado e com poderes sobrenaturais, identificada apenas como Eleven (Millie Bobbie Brown). Os garotos estranham, mas viram amigos dela.

DESTAQUE

Winona Ryder é Joyce Byers; David Harbour é o delegado Jim Hopper; Matthew Modine é o Dr. Martin Brenner; Finn Wolfhard é Mike Wheeler; Millie Bobby Brown é Eleven/Onze; Gaten Matarazzo é Dustin; Caleb McLaughlin é Lucas; Charlie Heaton é Jonathan Byers; Natalia Dyer é Nancy Wheeler; Noah Schnapp é Will Byers; Joe Keery é Steve Harrington; Cara Buono é Karen Wheeler; Shannon Purser é Barbara; e Peyton Wich é Troy.

PONTOS Confira cinco referências de filmes:

- A criatura que persegue os personagens de Stranger Things tem design francamente inspirado no alien dos dois primeiros filmes, de 1979 e 1986.

- Quatro jovens amigos andando por uma trilha de trem pode ser uma visão semelhante aos fãs de Stranger Things – a referência é ao filme Conta Comigo (1986).

- Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), de Spielberg, é referência direta na trama em que a obsessão de Joyce pelo sobrenatural a faz ser vista como louca.

- E.T., O Extraterrestre (1982) é a principal referência, seja nos detalhes da personalidade de Eleven ou na cena da bicicleta, a mais clássica do filme.

- As aventuras pré-adolescentes do quarteto principal refletem muito o senso de alegria infantil de Os Goonies (1985), clássico da década.

Publicidade
Publicidade