Publicidade
Entretenimento
Vida

Sucesso no Youtube, ‘Zangado’ retorna com palestra em Manaus

Youtuber Zangado, um dos cinco mais populares do Brasil, esteve em Manaus pela última vez em abril deste ano 29/07/2015 às 13:48
Show 1
Youtuber Zangado com dá atenção aos fãs
Lucas Jardim Manaus

Apesar do nome e da máscara, Zangado não é um hacker, até onde se sabe. No entanto, foi no mundo virtual que ele encontrou sua atividade: desde 2009, o cuiabano mantém um canal no YouTube, o Zangado Games, em que posta resenhas e análises de jogos.

Além de trazer as novidades do setor, o youtuber destila um conhecimento aprofundado sobre a história e origem dos videogames analisados e um senso de humor que o tornam um dos caras mais boa praças no “Tubão” na atualidade - o apelido carinhoso “Tio”, usado tanto por ele quanto pelos fãs não veio à toa.

E bote fãs nisso: ele tem mais de 2,3 milhões de inscritos em seu canalno Youtube, o que o torna um dos cinco maiores do País, com uma média invejável de 13 milhões de visualizações por mês.

Seus números desafiam a crença popular de que o público da web não assiste coisas longas: seus vídeos têm, em média, 20 a 30 minutos, com uma série especial, “A Primeira Hora”, durando 60.

Com essa bagagem, o gamer volta a Manaus para uma palestra que ocorre amanhã (30), como parte das atividades do Manauara Game Party, evento que aborda o universo dos jogos.

Início

A inspiração para o início do canal, segundo ele, não foi um jogo bom, e sim um ruim, Golden Axe Beast Rider (para Xbox 360). “Quando o jogo foi anunciado, seus teasers e trailers eram  incríveis. [Então] eu comprei,  joguei,  e  no  fim  das  contas,  o  jogo  era  horroroso. Meu dinheiro  gasto  e  a  minha  decepção  se  tornaram  raiva  pura.  Eu  queria  queimar  o ‘filme’ do jogo para quem eu pudesse, mas não sabia como, até que veio  a  ideia  do  YouTube, mas  como  eu  faria  isso?  Eu  não  queria  filmar meu  rosto falando do jogo. Existiam só sete ou oito canais brasileiros que faziam vídeos de gameplay e eu não  tinha câmera. Acabei emprestando uma ex-namorada  e  fiz  um  vídeo  do  Borderlands.  Nessa  época  já  tinha  me desfeito do Golden Axe e nunca cheguei a  fazer um vídeo sobre ele, mas  foi ele que me  incentivou  a  começar  o  Zangado  Games”, contou.

O caso ajuda a entender o porquê do gamer ter adotado seu codinome, mas ele conta que o apelido veio dos tempos de faculdade. “Durante o ‘trote’, eu não  falei um ‘ah’, só olhava  para  os  veteranos  com  cara  ódio.  Como  eu  sou  uma  pessoa muito sistemática e perfeccionista, durante os  trabalhos em grupo, eu me estressava muito rápido, e meus colegas diziam que eu vivia zangado, até que decidiram me chamar só dessa  forma. Quando comecei a  fazer os vídeos  incorporei o apelido”, relembrou.

Identidade

Se você estranhou esta matéria se referir ao youtuber apenas pelo seu nome na rede, se acerte com ele: Zangado optou por não revelar a sua verdadeira identidade. “É uma escolha  minha que muitos  acham  difícil  de  entender.  A  fama  é  tão  almejada  pelas pessoas, que elas fazem de tudo pra serem ‘amadas’, ‘aceitas’, submetem-se a tudo. Eu  nunca  quis  ser  famoso. Eu  aproveito  essa  ‘pseudo  fama’ para  ser  um  exemplo, passar uma mensagem, e claro, ser o melhor no que faço no YouTube”, declarou.

Isso se transmite na escolha da máscara de Guy Fawkes que ele usa nos vídeos, que ficou conhecida pela HQ “V de Vingança”, de Alan Moore, e pelo movimento Anonymous. “Eu escolhi a figura do Guy justamente pela ideia que ela representa e pelo legado que ela deixa”, ponderou o youtuber.

Publicidade
Publicidade