Publicidade
Entretenimento
Vida

Sugestões diferentes para a ceia da família no último dia do ano

As receitas fazem uma releitura da tradição, dando toques da cozinha regional e da culinária saudável às iguarias tradicionais da mesa do Ano Novo. Inspire-se 26/12/2015 às 18:22
Show 1
Martina Caminha aposta no regional pirarucu (acima), e o Salade Délice indica bacalhau mais leve
Jony Clay Borges Manaus (Am)

A chegada do Ano Novo é um momento de renovação e de mudança, e por que não começar pela tradicional ceia da celebração? Na última edição de 2015, o VIDA & ESTILO traz sugestões de chefs renomados de Manaus para uma ceia diferente no último dia do ano. As receitas fazem uma releitura da tradição, dando toques da cozinha regional e da culinária saudável às iguarias tradicionais da mesa do Ano Novo.

Pernil regional

O chef Fernando Souza escolheu ingredientes regionais para acompanhar um item tradicional da ceia de Ano Novo, e o resultado foi o pernil assado com purê de cará roxo e molho de cajá (confira a receita nesta página). “O pernil é um clássico de Ano Novo. Diz a lenda que é preciso comer porco nessa data porque é um animal que fuça para a frente, diferente do peru, que cisca para trás”, conta.

Além de valorizar produtos bem regionais – como o cará roxo – e da estação – caso do cajá –, a combinação de Souza preza pelo equilíbrio dos sabores. “Tem uma carne salgada e de sabor forte, o doce e a acidez do cajá e o amargo peculiar do cará-roxo”, enumera o chef da Alquimia Arte Culinária. 

Bem amazônico

Martina Caminha escolheu incluir apenas itens regionais em seu prato para a ceia de Ano Novo: pirarucu com castanha, acompanhado de farofa de farinhas de mandioca, do Uarini e panko, mais tomatinhos confit e quadradinhos de macaxeira.

“É bem regional e bem acessível. Pensei num prato que pessoas de qualquer classe social pudessem fazer. Se foi um ano sofrido, por que ao menos não comer uma ceia boa a um preço acessível”, opina a chef do Chez Martina Bistrô, assinalando que os tomatinhos vêm de Iranduba. “E, mesmo se não tiver o pirarucu, pode substituir por qualquer outro pescado”, orienta. 

Bacalhau saudável

Juliana Girardi, sócia-proprietária do Salade Délice ao lado de Mércia Monteiro, indicou o bacalhau à mediterrânea como opção saudável ao bacalhau tradicional do Ano Novo. O prato, que está na carta da casa, traz uma posta de bacalhau assado com legumes mediterrâneos, ovos, batatas ao murro, azeitonas e ervas provençais.

“Não deixa de ser um prato tradicional de Ano Novo, mas feito de maneira mais leve”, destaca ela, destacando o mote do restaurante. “O Salade Délice é isso: trazer pratos mais tradicionais, mas feitos de maneira mais saudável”.

Enfim, inspire-se nessas sugestões para um bom apetite – e um feliz Ano Novo!

Fernando Souza traz pernil ao lado de ingredientes amazônicos

Receita Fácil

Pernil assado com purê de cará roxo e molho de cajá e pimenta dedo de moça

Ingredientes para 8 pessoas

Pernil
2 kg de pernil suíno sem osso
½ abacaxi cortado em cubos
2 cebolas grandes fatiadas
½ maço de salsinha picada
5 pimentas dedo de moça picadas sem sementes
300ml de vinagre de vinho branco
600ml de vinho branco seco
Sal e pimenta do reino a gosto

Purê
1 kg de cará roxo cozido com casca
100g de creme de leite fresco ou culinário
100g de manteiga

Molho
200g de polpa de cajá
100ml de água
20g de açúcar
20g de amido de milho ou goma de tapioca fina

Preparo

1. Corte o pernil em pedaços grandes, tempere com sal e pimenta e deixe descansar por 20 minutos na geladeira.

2. Bata o abacaxi, as cebolas, a salsinha, as pimentas, o vinagre e o vinho num liquidificador em velocidade máxima.

3. Numa panela de pressão grande, coloque azeite em todo o fundo da panela. Quando estiver quente dê uma selada no pernil em todos os lados até dourar, depois despeje a mistura do liquidificador até cobrir todo o pernil; se preciso, complete com água.

4. Tampe a panela e deixe por 20 minutos, contados a partir da hora em que a panela começar a “chiar”. Desligue o fogo e espere sair a pressão naturalmente.

5. Retire o porco da panela em seguida e coloque numa assadeira com cuidado para não desmanchar. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 20 minutos ou até dourar.

6. Para o purê: Cozinhe o cará, descasque e coloque no processador ainda quente com a manteiga e o creme de leite.

7. Bata até obter um creme homogêneo.

8. Coloque numa panela e cozinhe em fogo baixo até engrossar, e acrescente sal a gosto.

9. Para o molho: bata todos os ingredientes no liquidificador e coe em seguida.

10. Coloque numa panela pequena e em fogo baixo. Mexa até engrossar.

Publicidade
Publicidade