Sábado, 20 de Abril de 2019
publicidade
publicidade
publicidade

OUSADOS!

Tacacá revisitado! Tem risoto, pastel, lasanha e até sorvete da iguaria; confira

Nem só de cuia vive o tacacá. Vamos te mostrar as várias releituras desse prato típico


09/04/2017 às 05:00

Tucupi, jambu, goma e camarão. Juntos eles formam o tradicional tacacá, iguaria amazônica servida tipicamente numa cuia e tomada com auxílio de um palito. Mas quem disse que só existe essa forma de se provar o tacacá? A edição deste domingo (09) do Vida&Estilo veio para mostrar as várias releituras desse prato típico. Tem risoto, pastel, lasanha e até sorvete! (Confira vídeo no final da matéria)

Há dois meses inaugurada na cidade, a sorveteria Sorvetto  veio com essa proposta inovadora e ousada: sorvete de tacacá! O gelado é feito de tucupi e acompanha folhas de jambu, goma e camarão-de- água-doce. Esse último é quem faz toda a diferença na combinação. 

A proprietária do espaço, Umaia Ismail explica que a delícia assinada pelo chef Fábio Silva está no cardápio há um mês. “O sorvete de tacacá é para quem realmente gosta. Fizemos essa releitura, pois o tacacá já é tradicional entre as pessoas e queríamos uma opção diferente”, disse Umaia. 

Saiamos do gelado para o quente. Com camarão refogado, jambu e tucupi, o pastel de tacacá da Tacacaria Amazônia, localizada na Rua 10 de Julho, é a pedida para quem gosta de comidas diferentes. No espaço você encontra também tacacá feito de charque e pirarucu, além de um delicioso Arroz Amazônia. As iguarias são assinadas pela chef Giselle Lima. De acordo com o proprietário do espaço, João Paulo, os pratos do espaço são os tradicionais, mas com toques exclusivos.

Tem lasanha, sim!

O acreano Clemilson Farias preparou uma lasanha de tacacá para os amigos há cerca de uma semana. “Para chegar nessa combinação pensei que poderia pegar o tucupi, o jambu, o camarão e a goma separadamente e montá-los de outra forma. Eu adoro tacacá e tenho uma relação afetiva com este prato, pois lembro quando saia da escola com os meus amigos e íamos à praça tomar tacacá”, explicou ele que compartilha a receita do prato abaixo.

Ingredientes

1- litro e meio de tucupi
2- maços de jambu limpos e escaldados
500- gramas de camarão
150- gramas de goma
300- gramas de massa para lasanha
2- cebolas picadas em cubos
2- colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto e um maço de cheiro verde

Modo de preparo

1- Em uma panela coloque o azeite e cebola dourando. No refogamento, acrescente o tucupi e o cheiro verde. Deixe no fogo baixo até ferver para chegar no ponto do molho coloque a goma. Misture até engrossar o molho.  2-  Em uma panela coloque o azeite e cebola, dourando. No refogamento, acrescente os camarões. Mexa até  ficar dourado.  3- Pegue a tigela coloque no fundo um pouco de molho, depois uma camada de massa em seguida coloque camarão e o jambu e depois mais um pouco de molho. Repita a sequência e  monte uma camada de massa e uma camada com os ingredientes do tacacá. 4- Finalizando com massa coloque queijo mussarela e leve ao forno para gratinar por 10 minutos.

Serviço

Tacacaria Amazônia Cozinha Regional: Rua 10 de Julho, ao lado do Teatro Amazonas, no Centro. Info: @tacacariaamazonia
Sorveteria Sorvetto: Avenida Tancredo Neves, nº 645, Parque Dez Mall, Parque Dez de Novembro. Info: 98127-9383

publicidade
publicidade
Bolsonaro e Paulo Guedes se contradizem ao falar sobre Zona Franca de Manaus
Celebrações religiosas marcam Sexta-feira da Paixão na Catedral de Manaus
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.