Quinta-feira, 23 de Setembro de 2021
GASTRONOMIA

Talento à mesa: chef amazonense Diana Roldão é destaque na gastronomia regional

Com passagens por restaurantes renomados internacionalmente, a jovem de Manaus vem ganhando visibilidade pelo trabalho desenvolvido à frente da cozinha do Umê bar n' food



02/04/2017 às 05:00

Com passagens por restaurantes renomados internacionalmente, como o Olympe do Rio de Janeiro,  de Claude Troisgros, e o D.O.M. de Alex Atala, em São Paulo, a jovem  chef amazonense Diana Roldão começa a ganhar visibilidade pelo trabalho desenvolvido à frente da cozinha do Umê Bar n' Food, na  Galeria Cristal, shopping Manauara, em Manaus.


De família tradicional de arquitetos e engenheiros, ela conta que a opção pela gastronomia não veio de forma natural desde a infância, mas aconteceu  por acaso.   “Faltavam oito meses para concluir a faculdade de arquitetura, mas eu percebi que não queria aquela profissão .  Gostava de cozinhar e os amigos encomendavam pedidos, fui me tornando quituteira. Então resolvi me profissionalizar e acabei virando a ‘ovelha torta’ da família (risos). A verdade é que me apaixonei pela pesquisa dos sabores, dos ingredientes e suas origens e redescobri meu interesse pelos estudos, pois até então nenhum outro assunto tinha me despertado tanto quanto a gastronomia”. 




Entre os destaques do trabalho da chef à frente do Umê estão os pratos à base de frutos do mar.  O polvo com musseline de macaxeira e tomate e alho confitados é um dos carros-chefes da casa e sua especialidade.   “Minha maior influência é a gastronomia mediterrânea. Amo trabalhar com frutos do mar e me especializei nisso. Como a cozinha do Umê é baseada na  cozinha de fusão, que prega a mistura de ingredientes, técnicas e tradições, a gente tem essa liberdade maior para criar. Trabalhamos com a cozinha internacional, um pouco da regional e a oriental, que eu não entendo muito, mas tenho uma equipe boa que entende e me dá esse suporte ”, afirma.

O polvo com musseline de macaxeira e tomate confitado é um dos carros-chefes da casa

 

Diana adianta que em abril o cardápio da casa ganhará novos pratos, inclusive uma criação com pato. “Faremos uma releitura do Pato no Tucupi, com espuma, uma coisa bem mais elaborada”. Outro ponto forte do restaurante é a carta de drinques, assinada pelo premiado mixologista carioca Alex Mesquita. 

 

A carta de drinques é outro ponto forte do restaurante 


Aos 27 anos e apenas três como profissional,a jovem credita os primeiros frutos que vem colhendo de seu trabalho ao apoio que recebeu de familiares, amigos e colegas de profissão, que  dividiram suas experiências e trabalham com ela no dia a dia.  “Não me fiz sozinha, foram essas pessoas que me fizeram. Agradeço às oportunidades que tive de aprender com grandes nomes. No Olympe, por exemplo, preza-se muito pelo sabor. O sabor dos pratos é inigualável. O Alex Atala, além de profissional maravilhoso, tem uma filosofia de trabalho no D.O.M. que vou levar para a vida. De respeitar o alimento como algo sagrado, pois por mais que a gente tente não lembrar, foi um ser vivo que pereceu para a gente se alimentar, então vamos aproveitar cada bocado, evitar  ao máximo o desperdício. E eu tento trazer um pouco de tudo isso que aprendi para cá”. 


Em quatro meses à frente da cozinha do Umê, a chef está feliz com os elogios e até com as poucas críticas recebidas.  “Todo mundo gosta de elogios, mas eu prefiro as críticas. Elas me ajudam a querer melhorar sempre. Hoje li as avaliações no TripAdvisor e fiquei muito contente. A maioria elogios e a única crítica foi de uma cliente que gostou mais da primeira vez em que veio. Achei coerente, sinal de que tenho de me apertar para manter sempre a qualidade e o padrão elevados”.


E se depender da simpatia e do comprometimento apresentados, o trabalho de Diana deverá render ainda mais elogios.

 

Serviço: O Umê bar 'n food está localizado na Galeria Cristal, no Manauara Shopping, bairro Adrianópolis.

 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.