Publicidade
Entretenimento
Vida

Teatro: ‘A Casa de Inverno’ tem making of nas redes sociais

Sob a tutela da Artrupe, produção do novo espetáculo dirigido por Taciano Soares é mostrada passo a passo na web 11/06/2013 às 11:35
Show 1
Toda concepção do espetáculo é documentada e publicada na web
Felipe de Paula ---

A primeira montagem da peça “A Casa de Inverno”, escrita pela jovem dramaturga catarinense Martina Fischer, estreia no dia 27 de julho em Manaus. Até lá, porém, o público poderá acompanhar todo o processo de composição do espetáculo por meio da rede social Facebook. A estratégia de divulgação da produção tem despertado o interesse pela montagem e gerado resposta positiva do público mesmo antes da estreia.

Sob a tutela da Artrupe Produções e com a direção de Taciano Soares, o espetáculo vem sendo trabalhado desde janeiro, quando começaram as análises e leituras dramáticas do texto. Desde então, a equipe da Artrupe, que também realiza produções audiovisuais, resolveu inovar na divulgação: eles estão disponibilizando entrevistas, fotos, clipping (recorte das matérias que saem na mídia) e trechos da peça na página que criaram especialmente para o espetáculo no Facebook – www.facebook.com/acasadeinverno.

Segundo o diretor Taciano Soares, a intenção é criar um vínculo com o público e divulgar o processo de composição de uma peça de teatro contemporâneo. “A intenção era mesmo criar um ‘burburinho’, que gerasse interesse pela peça, assim como permitisse às pessoas acompanhar o processo de produção do espetáculo”, afirma, destacando o feed back do público para a iniciativa.

“As pessoas estão acompanhando, curtindo, porque é uma ideia nova aqui”, declarou o diretor, que se interessa em “outras possibilidades de interação com o público”.

Ainda segundo Taciano, a estratégia de aproximação com a plateia, mesmo antes da estreia do espetáculo, vai se intensificar ainda mais nas próximas semanas, quando serão abertos os ensaios no último mês de elaboração da montagem. “Em julho, os ensaios serão abertos, a partir da primeira quarta-feira e depois em todas as quartas desse mês até a estreia, no dia 27, quando o público deverá conhecer o resultado desse trabalho que começou há seis meses”, diz ele.

Desafio

“A Casa de Inverno” é uma peça elaborada pela escritora Martina Fischer, de apenas 20 anos, que tem se destacado no cenário da dramaturgia brasileira desde o ano passado.

Tudo começou quando uma importante companhia teatral, a Club Noir, de São Paulo, montou o texto da peça “Aqui”. Depois de receber a indicação para o prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro de São Paulo (CPT), todas as atenções se voltaram mais uma vez para a jovem, então com 19 anos de idade.

Autora virá à estreia

A segunda montagem de uma peça escrita por Martina será a da Artrupe Produções, que foi devidamente autorizada pela autora, que inclusive prometeu prestigiar a estreia do espetáculo em Manaus.

Com linguagem de atmosfera psicológica, a peça conta a história de uma família marcada pela dificuldade de relacionamento entre seus membros. “É a primeira vez que este texto é montado, ainda não se tem leituras sobre ele. Então é um grande desafio criar a primeira cara para o uiverso tão inóspito evocado pela autora”, pondera Taciano.

Publicidade
Publicidade