Publicidade
Entretenimento
Vida

Técnicas da massoterapia trazem benefícios além do esperado

A massoterapeuta Luna Aramais Toselli fala dos benefícios a partir de técnicas da massagem bioenergética ou holística. Luna dará uma oficina de massoterapia em Manaus ao longo do mês de junho 01/06/2015 às 15:02
Show 1
Técnicas da massagem bioenergética enfocam corpo e mente em conjunto
Jony Clay Borges Manaus (AM)

Diminuir o estresse ou aliviar dores musculares são alguns dos mais conhecidos benefícios das massagens. Essas técnicas milenares, no entanto, podem fazer muito mais pelo bem-estar das pessoas, contribuindo para o melhor funcionamento dos sistemas circulatório, muscular e nervoso, a diminuição dos sintomas de ansiedade ou depressão, e até o aumento da autoestima. Tais resultados são obtidos a partir de técnicas da massagem bioenergética ou holística, que enxerga o indivíduo numa escala mais abrangente.

“São técnicas que buscam não só fazer a pessoa relaxar ou aliviar uma dor, mas que relacionam corpo e mente de forma conjunta. O que fazemos nessa terapia é trabalhar com as emoções das pessoas, para buscar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito”, destaca a massoterapeuta chilena Luna Aramais Toselli, que está de passagem por Manaus, onde irá realizar uma oficina de Massoterapia ao longo do mês de junho. (confira o Destaque e o Saiba Mais).

Para chegar a esse equilíbrio, explica ela, o terapeuta pode lançar mão de diferentes ferramentas. “Desde a massagem relaxante, que tem foco nas contraturas musculares, até massagem ayurveda (que age nos sistemas linfático, circulatório e energético), reflexologia (técnica baseada nas linhas de energia que se ramificam pelo corpo a partir dos pés) ou pontos de acupuntura da medicina tradicional chinesa”, enumera a especialista, também adepta pessoal do reiki, método de manipulação de energia por imposição das mãos. “Sempre finalizo minhas sessões com reiki”, diz.

Contemporânea

Embora a massoterapia seja baseada em técnicas milenares, a abordagem bioenergética é contemporânea, e vem ganhando mais atenção e espaço nos dias de hoje, segundo Luna. “É bastante novo, pois envolve não somente a massagem física, mas ainda a energética. Engloba não só a anatomia e os músculos, mas mexe também com outros aspectos, como o emocional. Por exemplo, se uma pessoa se queixa de uma dor localizada, buscamos a raiz daquela dor, que pode resultar de emoções bloqueadas, causando movimentos errados”, exemplifica.

A abordagem bioenergética requer uma análise mais ampla do indivíduo, a fim de se definir as melhores técnicas terapêuticas. “É sentir a pessoa e perceber o que ela precisa”, explica Luna. O processo terapêutico lança mão ainda de técnicas de meditação e do diálogo com o paciente, além da busca do equilíbrio pelo próprio terapeuta. “É preciso estar em harmonia, pois o estado em que você se encontra é transmitido à pessoa”, diz.

Físico e emocional

Os efeitos da terapia bioenergética são profundos, e os resultados podem se manifestar até de forma emocional. “É um processo muito íntimo, pois você abre seus canais. Às vezes a pessoa chora, fica sensível, às vezes precisa conversar depois da sessão, pois se sente aliviada ou feliz e quer dividir aquela sensação. Por isso é preciso saber como lidar e respeitar o tempo de cada um”, comenta a massoterapeuta chilena.

Para Luna, estudiosa de técnicas e abordagens ligadas à terapia holística, a terapêutica bioenergética é “muito humana”. “Vejo não apenas como uma prática técnica, mas uma forma de realmente ajudar as pessoas. Com ela, não se busca apenas resolver um ou outro problema isolado, mas trabalhar mais a fundo suas necessidades e questões”, conclui.

Curso

A oficina de Massoterapia no Lugar Uma de Artes será realizada às terças e quintas-feiras, sempre das 9h30 às 11h30. As aulas, que vão desde técnicas básicas até outras mais aprofundadas, podem ser acompanhadas integralmente, ou ainda de forma individual, com foco em temáticas específicas.

Saiba +

Temas

A oficina de Massoterapia de Luna Aramais em Manaus deverá abordar diversas técnicas de massagem e relaxamento, entre elas estados meditativos, técnicas de yoga, respiração, técnicas de fricção, pontos reflexos, meridianos da acupuntura chinesa, reflexologia, chakras e limpeza energética, entre outras.

Serviço

O quê: Oficina de massagem com a massoterapeuta chilena Luna Aramais

Onde: Lugar Uma de Artes, rua Joaquim Nabuco, 1.436, Centro, entre Dez de Julho e Ramos Ferreira

Quando: Dias 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23 e 25 de junho, das 9h30 às 11h30

Quanto: Curso integral a R$ 100, ou R$ 20 por sessão

Info: Pelo telefone (92) 98121-5684 ou pelo Facebook: Lugar Uma de Artes

Publicidade
Publicidade