Publicidade
Entretenimento
Vida

Tédio perde espaço: colônias de férias de Manaus se programam para divertir a criançada

As férias escolares de janeiro permitem com que as crianças se envolvam em diversas atividades. Colônias da cidade têm opções de sobra para elas 29/12/2015 às 08:41
Show 1
Artes e brincadeiras estão na agenda de todas as instituições
Natália Caplan Manaus (AM)

Com o fim do ano escolar, muitos pais começam a se preocupar em como ocupar o tempo livre da garotada e, de preferência, longe da tecnologia. E a equipe do A CRÍTICA tem uma sugestão para evitar que as férias se resumam à TV, celulares e videogames: colônias de férias. Afinal, tem coisa melhor do que rir até doer a barriga, andar descalço na areia, tomar banho de mangueira, pular amarelinha ou simplesmente correr? 

Para Márcia Peixoto, 31, é exatamente essa experiência que a nova geração deveria ter, com brincadeiras simples e divertidas. Por isso, já reservou uma vaga para a filha, na segunda quinzena de janeiro, em uma das turmas da “Yupi Casa de Brincar”. Na última semana, inclusive, a pequena Helena, 2, participou da programação de fim de ano do lugar, ultrapassando as “fronteiras” do apartamento da família.

“No prédio tem várias crianças, mas todas têm brinquedos muito modernos, não conhecem as brincadeiras simples, da nossa época. Elas não sabem o quão bom é pular amarelinha, regar uma plantinha ou tomar banho de bacia. São coisas tão importantes, mas que se perderam com o passar do tempo”, declara, ao ressaltar a alegria da menina em meio às atividades. “Helena amou. Nunca tinha feito essas coisas”, completa a publicitária.

De acordo com ela, a escolha pela colônia de férias não é somente para a filha não ter que ficar horas em casa. O objetivo, explica, é a interação com outros participantes e as descobertas que a pequena poderá desfrutar em um ambiente diferente da escola.

“Quando eu disse ‘você vai tomar banho de mangueira’, ela disse ‘o que é mangueira?’. São coisas simples que se perderam e precisamos resgatar. O brincar é importante”, afirma.

E foi graças a essa vontade de resgatar a simplicidade da infância que a “Yupi” foi concebida por Thais Tapajós. Depois que se tornou mãe de Alice, 4, percebeu a falta de espaços seguros e saudáveis para a criançada se soltar.

“Senti a necessidade de ter um espaço saudável para ela brincar, mas Manaus não tem muitas opções. Só shoppings, que são tão lotados e barulhentos. Nada como colocar os pés no chão, brincar com areia e tinta. Isso é infância”, enfatiza.

Para 2016, a programação será dividida em dois períodos, de 11 a 15 e de 18 a 22 de janeiro, com duas turmas de 15 crianças cada (8h30 às 11h30 e 14h30 às 17h30). A faixa etária dos participantes é de 3 a 6 anos.

Entre as atividades estão: música, movimento (dança e jogos psicomotores), teatro, pintura, jardinagem, brincar livre e oficinas de construção de brinquedos. “Temos muitas brincadeiras da antiga infância”, finaliza Thais.

Para 'grandes' também

Quem tem filhos maiores, ou uma turma de irmãos bem agitada cheia de energia para gastar, também não precisa entrar em pânico. A tradicional “Colônia de Férias do Balneário do Sesc”, mais uma vez, terá programação com esportes e gincanas para crianças de 6 a 14 anos.

Há 15 anos com o serviço, o espaço abrirá as portas para as brincadeiras com duas turmas: de 11 a 15; e de 18 a 22 de janeiro, no horário de 8h às 17h. “Temos gincanas aquática e terrestre, programa de auditório, passeios externos (cinema), duathlon (natação e corrida) e o principal: o parque aquático”, informa Nilton Montenegro, responsável pela recreação e pela colônia de férias, ao ressaltar que 12 pessoas cuidarão dos cem participantes de cada período. “Temos uma equipe multidisciplinar, com monitores, enfermeiros e salva vidas, disponível para a criançada”, completou.

Mas se a ideia é separar apenas uma parte do dia para algo diferente nas férias, a “Cia Athletica” dos shoppings Studio 5 e Manauara terão programações somente no período da tarde (14h30 às 17h30), de 11 a 22 de janeiro.

Serão quatro turmas na primeira e apenas duas no segunda unidade; todas dividas por faixa etária, que engloba meninos e meninas de 3 a 14 anos de idade. Por não ser em tempo integral, cada criança deverá levar o lanche.

“O foco será nas atividades esportivas e recreativas. Teremos vôlei, basquete, futebol, gincana aquática; brincadeiras antigas bem conhecidas, como amarelinha, queimada, barra bandeira, tacobol; e atividades manuais, com oficinas de sucata”, declara a gerente comercial da academia localizada no bairro Adrianópolis, Bruna Cruz. “Também teremos passeios externos e uma ‘acampadentro’, onde as crianças acampam numa área fechada”, revelou.

Serviço

Yupi Casa de Brincar 

Data:  11 a 15 e 18 a 22/1

Horário:  8h30 às 11h30 e 14h30 às 17h30

Faixa etária:  3 a 6 anos

Contato:  3304-2674

Endereço:  Rua Rio Mar, 720, N. Senhora das Graças

Pequenos Brilhantes

Data:  4 a 29 de janeiro

Horário:  7h às 17h

Faixa etária: 2 a 5 anos

Contato:  98816-5777

Endereço:  Av. Mário Ypiranga, Residencial Agricentro, casa 7, Adrianópolis

Balneário do Sesc

Data:  11 a 15; e 18 a 22/1

Horário:  8h às 17h

Faixa etária:  6 a 14 anos

Contato:  2121-5356

Endereço:  Avenida Constantinopla, Planalto

Cia Athletica

Data:  11 a 22 de janeiro

Horário:  14h30 às 17h30

Faixa Etária:  3 a 14 anos

Contato:  8220-1213 / 9988-4993 (Marcos)

Endereço:  Studio 5 Mall e Manauara Shopping - Avenida Mário Ypiranga, Adrianópolis

Publicidade
Publicidade