Sexta-feira, 26 de Abril de 2019
publicidade
1.gif
Sarah Gabriela irá ministrar a oficina “A Mulher e a Produção Cultural”, no dia 8 de maio
publicidade
publicidade

Vida

Temas conectados à gestão cultural serão postos em oficinas gratuitas em Manaus

Casal Evaldo Vasconcelos e Sarah Gabriela Farias montou uma programação gratuita denominada ‘O Ser Criativo’, para formar seres criativos da capital


08/04/2015 às 12:53

Em 2014, o projeto “Manaus Metrópolis”, do casal engajado em cultura Evaldo Vasconcelos e Sarah Gabriela Farias, foi contemplado pelo edital de Artes Visuais da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Como contrapartida pela conquista, a dupla montou uma programação gratuita denominada “O Ser Criativo”, isto é, uma série de oficinas a respeito de planejamento e gestão cultural. O primeiro evento já está marcado para essa sexta-feira (10), e assim como os demais, acontece no horário de 18h às 21h na Galeria Moacyr Andrade (Sesc Centro).

O calendário com os devidos temas, independentes entre si, ficou organizado da seguinte forma: “O Processo Criativo” (10); “Noções de Redação de Projetos Culturais” (17); “O Roteiro Criativo” (24) e “A Mulher e a Produção Cultural” (8/05). Segundo Evaldo Vasconcelos, o público alvo envolve artistas e pessoas interessadas no consumo de arte, universitários de áreas análogas às práticas culturais e interessados em criar produtos culturais, ainda sem experiência em modelagem de projetos.

“Como nós temos conhecimento em processos criativos, e achamos que este é um tema que tem chamado atenção e é importante, então selecionamos estes temas. Estamos saindo da fase da economia industrial e estamos entrando na fase da economia criativa, onde o que vale mais é o que o produto tem de único o que foi agregado no produto pelas pessoas que o criaram, o planejaram. O fazer artístico é também um produto”, afirma o produtor cultural, também à frente da Strategos Gestão Cultural.

Por meio da Stretegos, Vasconcelos e Sarah já estiveram à frente de diversos eventos culturais em Manaus, como as exposições “Não Tenha Medo do Escuro” (em homenagem ao diretor Guillermo Del Toro), “A Noite sem Amanhã” (reverenciando o desenho “Caverna do Dragão”, “Exposição de gelo e fogo” (relativa ao seriado Game of Thrones) dentre outras.

Com certificado

Evaldo Vasconcelos ministra as três primeiras oficinas (“O Processo Criativo”; “Noções de Redação de Projetos Culturais”; e “O Roteiro Criativo”) e Sarah Gabriela a última (“A Mulher e a Produção Cultural”). “A abordagem que ela vai dar vai ser de que as mulheres são, desde sempre, tema de produção artística, mas comparativamente, a quantidade de mulheres fazendo arte é inferior a dos homens”, explica o produtor.

publicidade

Todas as oficinas são abertas ao público e terão certificado digital emitido pelo setor de educação do Sesc Amazonas.

Serviço

O quê: Oficinas “O Ser Criativo”

Quando: 10, 17, 24 de abril e 8 de maio, sempre das 18h às 21h

Onde: Galeria Moacyr Andrade - Sesc Centro (Rua Henrique Martins, n. 427)

Quanto: Gratuito

publicidade
publicidade
Música clássica inspira exposições fotográficas em cartaz na capital
Contratos de patrocínio da Petrobras passam por revisão, diz Bolsonaro
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.