Terça-feira, 07 de Abril de 2020
Vida

Temas conectados à gestão cultural serão postos em oficinas gratuitas em Manaus

Casal Evaldo Vasconcelos e Sarah Gabriela Farias montou uma programação gratuita denominada ‘O Ser Criativo’, para formar seres criativos da capital



1.gif Sarah Gabriela irá ministrar a oficina “A Mulher e a Produção Cultural”, no dia 8 de maio
08/04/2015 às 12:53

Em 2014, o projeto “Manaus Metrópolis”, do casal engajado em cultura Evaldo Vasconcelos e Sarah Gabriela Farias, foi contemplado pelo edital de Artes Visuais da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Como contrapartida pela conquista, a dupla montou uma programação gratuita denominada “O Ser Criativo”, isto é, uma série de oficinas a respeito de planejamento e gestão cultural. O primeiro evento já está marcado para essa sexta-feira (10), e assim como os demais, acontece no horário de 18h às 21h na Galeria Moacyr Andrade (Sesc Centro).

O calendário com os devidos temas, independentes entre si, ficou organizado da seguinte forma: “O Processo Criativo” (10); “Noções de Redação de Projetos Culturais” (17); “O Roteiro Criativo” (24) e “A Mulher e a Produção Cultural” (8/05). Segundo Evaldo Vasconcelos, o público alvo envolve artistas e pessoas interessadas no consumo de arte, universitários de áreas análogas às práticas culturais e interessados em criar produtos culturais, ainda sem experiência em modelagem de projetos.



“Como nós temos conhecimento em processos criativos, e achamos que este é um tema que tem chamado atenção e é importante, então selecionamos estes temas. Estamos saindo da fase da economia industrial e estamos entrando na fase da economia criativa, onde o que vale mais é o que o produto tem de único o que foi agregado no produto pelas pessoas que o criaram, o planejaram. O fazer artístico é também um produto”, afirma o produtor cultural, também à frente da Strategos Gestão Cultural.

Por meio da Stretegos, Vasconcelos e Sarah já estiveram à frente de diversos eventos culturais em Manaus, como as exposições “Não Tenha Medo do Escuro” (em homenagem ao diretor Guillermo Del Toro), “A Noite sem Amanhã” (reverenciando o desenho “Caverna do Dragão”, “Exposição de gelo e fogo” (relativa ao seriado Game of Thrones) dentre outras.

Com certificado

Evaldo Vasconcelos ministra as três primeiras oficinas (“O Processo Criativo”; “Noções de Redação de Projetos Culturais”; e “O Roteiro Criativo”) e Sarah Gabriela a última (“A Mulher e a Produção Cultural”). “A abordagem que ela vai dar vai ser de que as mulheres são, desde sempre, tema de produção artística, mas comparativamente, a quantidade de mulheres fazendo arte é inferior a dos homens”, explica o produtor.

Todas as oficinas são abertas ao público e terão certificado digital emitido pelo setor de educação do Sesc Amazonas.

Serviço

O quê: Oficinas “O Ser Criativo”

Quando: 10, 17, 24 de abril e 8 de maio, sempre das 18h às 21h

Onde: Galeria Moacyr Andrade - Sesc Centro (Rua Henrique Martins, n. 427)

Quanto: Gratuito


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.