Publicidade
Entretenimento
Vida

“Tempos de Espaço” estreia no Teatro Amazonas nesta terça-feira

Na primeira parte do concerto, o cravista Kristian Nyquist apresentará ao público um recital solo composto por peças para cravo solo de Jean-Philipe Rameau, extraídas da coleção “Nouvelles Suites de Pièces de Clavecin  31/08/2015 às 14:52
Show 1
Orquestra de Câmara do Amazonas se apresenta com o cravista Kristian Nyquist
acritica.com Manaus (AM)

A estreia brasileira da obra “Tiempo para Espacios” e a presença do cravista Kristian Nyquist são as atrações especiais que o Governo do Amazonas / Secretaria de Estado da Cultura preparou para o espetáculo “Tempo para Espaços”, que será apresentado pela Orquestra de Câmara do Amazonas, com regência do maestro Marcelo de Jesus, às 20h desta terça-feira (1º) no palco do Teatro Amazonas.

“Este evento marca o início da programação cultural que o Governo do Amazonas / Secretaria de Estado da Cultura está preparando para o mês de setembro. Serão eventos artísticos de vários segmentos, que vão desde a música clássica e erudita até apresentações com músicas populares e voltados aos mais diferentes públicos”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga.

Kristian Nyquist é americano e mora na Alemanha desde criança. Começou a torcar cravo aos 15 anos. Já recebeu vários prêmios, como o Concours Musical d'Ile-de-France. Foi professor da Universidade de Música de Mannheim e atualmente é professor de cravo e piano forte da Universidade de Música de Karlsruhe, na Alemanha. Entre suas últimas gravações está a das "Variações Goldberg" de Bach, realizada em um instrumento Ruckers original de 1624.

“Não vejo a hora de tocar nessa sala de concerto tão imponente que é o Teatro Amazonas, que tem espaço e acústica perfeita para essa apresentação. Fazer um solo de cravo em um espaço tão grandioso será uma experiência bastante inusitada e realmente marcante na minha vida”, afirmou Nyquist. Essa será a única apresentação que o músico fará no Brasil. Daqui ele segue para o Rio de Janeiro, onde ministrará uma masterclass de cravo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Tempos para Espaços será um evento contemporâneo e inovador. O repertório transita por períodos distintos da história da música, mostrando contrastes e sonoridades particulares”, afirmou o maestro e diretor musical da Secretaria de Estado da Cultura, Marcelo de Jesus.

Na primeira parte do concerto, Kristian Nyquist apresentará ao público um recital solo composto por peças para cravo solo de Jean-Philipe Rameau, extraídas da coleção “Nouvelles Suites de Pièces de Clavecin”.

Em seguida, o palco é ocupado pela Orquestra de Câmara do Amazonas, que vai apresentar a Sinfonia para Cordas nº 12 de Felix Mendelssohn.

O concerto encerrará com o cravo e a orquestra para a estreia nacional da violenta e impactante “Tiempo para Espacios”, do compositor espanhol Cristobal Halffter, firmando uma experiência completamente nova para a Orquestra de Câmara, em um estilo ainda pouco explorado.

Os portões do Teatro Amazonas serão abertos ao público meia hora antes do início do espetáculo.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade