Publicidade
Entretenimento
Música

Tenor amazonense se apresentará no projeto 'Entre vozes e canções', em Brasília

No repertório do projeto, há músicas italianas e brasileiras. Cada um dos cantores vai solar quatro canções. “Mas depois nós vamos cantar em trio”, coloca Miqueias 05/05/2016 às 13:57 - Atualizado em 05/05/2016 às 14:35
Show b0805 22f
Miqueias William é membro do Coral do Teatro Amazonas
Laynna Feitoza Manaus (AM)

O tenor amazonense Miqueias William viaja hoje para Brasília (DF), onde irá se apresentar no evento “Entre Vozes e Canções”. A apresentação será no próximo sábado (7), na tradicional Casa de Cultura de Brasília (DF) e o cantor vai se apresentar ao lado de outros dois grandes nomes da música lírica brasiliense, Valdo Viana e Roney Calazans.

Segundo Miqueias, que é membro do Coral do Teatro Amazonas, o convite partiu do próprio Roney, que é o organizador do evento. “Ele teve a ideia de fazer esse encontro, que é a união da música popular e erudita”, pontua. Calazans é parceiro de longa data de Miqueias: sempre vem a Manaus participar do “Encontro de Tenores do Brasil”, idealizado por Miqueias e Celdo Braga, e que acontece anualmente há cinco anos.

No repertório do projeto, há músicas italianas e brasileiras. Cada um dos cantores vai solar quatro canções. “Mas depois nós vamos cantar em trio”, coloca Miqueias. Ficou aberto a cada um a escolha das músicas. “Eu vou cantar ‘Amazonas Moreno’, do Celdo Braga; ‘Com Te Partiro’ e ‘Canto Della Terra’, ambas do Andrea Bocelli; e ‘O Sole Mio’, de Pavarotti’”, adianta William.

Todas as canções, porém, serão cantadas com impostação lírica – inclusive as populares – acompanhadas por um piano. Conforme o tenor, a proposta do encontro é bem parecida com a do evento que ele realiza no Amazonas, incluindo a interação dos cantores no palco. “’Com Te Partiro’, por exemplo, será cantada em trio”, complementa.

Ópera e toada

Existe a possibilidade da toada “Vermelho”, composta por Chico da Silva, ser apresentada pelos tenores no evento. “O Roney é muito fã do boi Garantido. Ele tem vários CD’s do boi vermelho, mesmo sendo cantor de ópera. Quando ele vem a Manaus, ele sempre compra lembrancinhas do Garantido para levar. E ele quer fazer isso em Brasília, cantar ‘Vermelho’”, revela, lembrando que os ensaios é que dirão como a música será cantada. “Pode ser que seja em trio ou uma dupla cantando”, destaca.

Miqueias também integra o time de artistas do 19º Festival Amazonas de Ópera, que acontecerá durante todo o mês de maio. Ele faz parte do coral da ópera “Medée”, do italiano Luigi Cherubini. “Fui liberado pelo maestro Marcelo de Jesus para fazer a participação no evento em Brasília, me apresento sábado (7) e volto domingo (8), sendo que vou do aeroporto direto para o Teatro”, declara ele.

Publicidade
Publicidade