Publicidade
Entretenimento
Vida

Tenório Telles lança coletânea de crônicas 'Renovação'

Em sua nova obra, Tenório reúne 38 crônicas que foram publicadas, ao longo de 15 anos, em jornais locais. São reflexões sobre a vida e os acontecimentos cotidianos, ilustradas pelo artista Humberto Rodrigues 23/07/2013 às 14:24
Show 1
A obra coincide, também, com período de transições do próprio autor
a crítica Manaus, AM

O escritor amazonense Tenório Telles participa nesta quinta-feira, dia 25, das comemorações pelo Dia do Escritor na Galeria Moacir Andrade, no Sesc Centro. A programação gratuita inicia às 19h e vai contar com a palestra “Literatura e sociedade – A palavra em ação” e com o lançamento do livro “Renovação”.

Em sua nova obra, Tenório reúne 38 crônicas que foram publicadas, ao longo de 15 anos, em jornais locais. São reflexões sobre a vida e os acontecimentos cotidianos, ilustradas pelo artista Humberto Rodrigues. O livro chega exatamente num momento em que o País vive um período de grandes mudanças.

“O livro está sendo preparado há mais de dois anos e trata das transformações que todo mundo vive no dia a dia, no trabalho, na vida familiar. Traz também temas sociais. Concidentemente aconteceram esses fatos todos no País que têm como expressão mais evidente essa ideia de mudança. O que acontece no Brasil é um anseio de renovação da juventude, dos povos com relação à sociedade, aos governantes, as formas de representação política, aos partidos. Então, de repente, a crônica que dá título ao livro simboliza, de alguma maneira, esse momento que estamos vivendo”, comenta Telles.

Outros destaques da obra são “Uma história singela”, na qual Tenório fala de suas impressões de viagem que fez ao Mosteiro dos Jesuítas, no Ceará; em “Cotidiano”, mostra a triste realidade que leva uma jovem de 22 a se envolver com o mundo do crime; e em “A vida é um sonho possível”, afirma: “Viver é o aprendizado dos riscos, das perdas e também das conquistas”.

A obra coincide, também, com período de transições do próprio autor. “Tive que recomeçar, aos 48 anos de idade, uma nova história, num outro espaço, em outra realidade, e isso me causou, em princípio, um receio muito grande, mas que foi fundamental. Não existe vida sem transformação, sem coragem, e não existe o futuro também sem um gesto de ousadia e de negação do passado”, pontua Telles.

Livros e sociedade

O tema da palestra está ligado à questão do livro. Tenório abordará a relação que há entre a literatura e a vida e o papel do escritor nesse processo de diálogo com a realidade. “A literatura está dentro da vida e não existe escritor isolado do mundo, alheio e indiferente aos fatos. Todo autor vive uma relação de diálogo com o mundo, uma relação tensiva na qual colhe ensinamentos e aprendizado”, comenta.

Tenório afirma que os grandes livros da humanidade são testemunhos do autor sobre seu tempo, seu pensamento, sua vida e realidade. Para enfocar a questão, o escritor lembrará autores como Machado de Assis, Graciliano Ramos, Shakespeare, Thiago de Mello, Luiz Bacellar e Elson Farias.

Serviço

o que é: Lançamento do livro “Renovação” e palestra “Literatura e sociedade – a palavra em ação”

onde: Galeria Moacir Andrade, Sesc Centro, rua Henrique Martins, 427

quando: Dia 25, quinta-feira, a partir das 19h

quanto: Entrada gratuita

informações: (92) 3635-1324

Publicidade
Publicidade