Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Vida

Terceira edição do 'Mova-se Festival de Dança' promete movimentar a cidade

Evento terá espetáculo com músicas de Roberto Carlos na abertura e programação para crianças


06/06/2012 às 08:38

Na próxima quarta-feira, dia 13, a Companhia de Idéias realiza a terceira edição do Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios. A programação conta com apresentações locais e nacionais, além de atividades acadêmicas. Na abertura, realizada no Teatro Amazonas, a partir das 19h, o destaque vai para a montagem “As canções que você dançou pra mim”, da carioca Focus Cia. de Dança, eleita pelo jornal “O Globo” como um dos melhores espetáculos realizados no ano passado.

O Mova-se segue até o dia 17 de junho com sua grade totalmente gratuita nos teatros Amazonas e da Instalação, além de espaços públicos. De acordo com o diretor geral do festival, João Fernandes, apesar do evento trabalhar apenas com solos, duos e trios, a direção queria algo diferente para abrir o evento em grande estilo. Por isso a escolha da Focus: “Queríamos um espetáculo que não necessariamente tivesse o formato (do festival) e também um que fosse renomado. São oito bailarinos em cena, e essa semana eles chegaram da Itália”, explicou o diretor.

Romantismo
A coreografia e direção da montagem são do bailarino carioca Alex Neoral, que já fez parte das companhias de Deborah Colker, Regina Sauer, Giselle Tapajós, Carlota Portella e atualmente é coreógrafo da escola de samba Imperatriz Leopoldinense. Fã do cantor Roberto Carlos, o bailarino contou que os quatro casais da companhia são embalados por um pout-porri de 72 canções, selecionadas por ele, retratando as diversas fases do Rei. Entre elas, “Detalhes”, “Desabafo”, “Outra vez”, “Cama” e outras não tão clássicas e conhecidas pelo público.

publicidade

“É um grande pout-porri, uma grande brincadeira, com músicas desde a década de 1960 até 1990. Ao final, quem não é fã de Roberto Carlos sai gostando. Em cena são quatro casais, com oito cadeiras, que vão mudando o ambiente cênico. Acho que em Manaus será a apresentação de número 50. É um espetáculo de comunicação com o público muito rápida e que tem sido muito elogiado”, comemorou Neoral, que já veio a Manaus em 2010, com outra montagem, e não vê a hora de se apresentar no tão falado Teatro Amazonas.

A companhia deve circular o Brasil até dezembro com o espetáculo e também se apresenta no programa da Hebe, na próxima semana, na RedeTV! Além da participação do grupo na abertura do festival, na mesma noite ocorre o lançamento do livro “Caderno de Anotações – A poética do movimento no Espaço de Fora”, da bailarina mineira Dudude Hermann. A obra é bilíngue e conta, basicamente, a trajetória de 40 anos da artista. Dentro da programação, o festival também lança pela primeira vez o “MOVA-SEzinho”, dedicado ao público infantil co a participação do espetáculo “Peter Pan”, do Rio de Janeiro, no encerramento, dia 17, também no Teatro Amazonas. Na programação acadêmica o público também participa, de graça, de oficinas, residências e laboratórios em dança.

Mais do ‘Mova-se’
No MOVA-SEzinho, a Virtual Companhia de Dança, do Rio de Janeiro, apresenta “Peter Pan”. Segundo João Fernandes, o espetáculo é bastante lúdico, contando com muitas acrobacias aéreas em cabos de aço, trapézio e tecido, e é opção para toda a família. Para os casais apaixonados, a pedida é “As canções que você dançou para mim”: “Será um dia após a data e com certeza uma opção para os casais”, explicou.

Já para o público da dança, bailarinos ou não, a programação acadêmica é extensa. Entre elas está a residência e laboratório em dança que será realizada no Casarão de Idéias (rua Monsenhor Coutinho, 275, Centro). Mais informações no casaraodeideias.blogspot.com.

publicidade
publicidade
Contratos de patrocínio da Petrobras passam por revisão, diz Bolsonaro
Evento da Google em Manaus discute a participação feminina no mundo tecnológico
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.