Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
Vida

Thiago de Mello recebe título de honra da Academia da Romênia

Poeta amazonense de Barreirinha recebeu esta semana o documento e a Antologia na qual representa o Brasil



1.jpg Thiago com o título de Membro de honra da Academia “Mihai Eminescu”
31/01/2015 às 18:56

Pouco antes de embarcar rumo a São Paulo na última semana para acertar detalhes da edição de seu novo livro, o poeta Thiago de Mello recebeu uma correspondência mais que especial. Nela estavam o Título de Membro de Honra da Academia de Letras Internacional da Romênia “Mihai Eminescu”, juntamente com exemplares da Antologia Universal da Poesia Atual (tradução livre), publicação recém lançada pelo país e que traz o Poeta da Floresta como representante do Brasil.

Feliz pela homenagem, aos 88 anos Thiago sorriu como um menino. “Quando recebi a carta do poeta romeno Ion Deaconescu, organizador e tradutor da antologia, comunicando que eu havia sido escolhido para essa Antologia Universal, respondi que havia muitos poetas brasileiros maravilhosos da minha geração e que ele meditasse bem. O poeta me respondeu que me considerava o patriarca da poesia contemporânea. Então fiquei calado e mandei os poemas”, relembra o convite recebido no ano passado. “Como recebi o exemplar da antologia? Achei muito bom. Acredito que os meus leitores vão ficar felizes”, resumiu.



Publicação

A coletânea de mais de 600 páginas organizada pela Academia de Letras Internacional da Romênia é um volume extremamente seleto que foi lançado oficialmente durante a segunda edição do Festival Mundial da Poesia “Mihai Eminescu”, no final de setembro de 2014. A Antologia reúne obras de 100 poetas ao redor do mundo, entre eles o alemão Günter Grass, o chileno Oscar Hahn, o português Casimiro de Brito e a grega Katerina Anghelaki-Rooke.

Na abertura das páginas de cada poeta, há um perfil sobre a vida e a obra, além de uma reprodução de um poema manuscrito. Ela traz 15 poemas de Amadeu Thiago de Mello, entre eles “Os Estatutos do Homem”, “Os Barcos” (Les Bateaux); “A vida verdadeira” (La Vraie Vie); “Cantiga quase de Roda” (Ronde presque Enfantine) e “Aprendizagem amarga” (Apprentissage Amer).

Novo livro

No momento, Thiago trabalha na finalização daquele que intitula como seu último livro de poemas inéditos “Acerto de Contas”, que deverá ser lançado este ano pela editora Global.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.