Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
DOIS PRA LÁ, DOIS PRA CÁ

Toada ‘Tic Tic Tac’ do boi-bumbá Garantido completa 22 anos de sucesso

A canção ficou famosa na versão da banda amazonense Carrapicho e ganhou o mundo. Na metade dos anos 90, a toada atingiu o 1º lugar em Portugal e França (AFP), 2º lugar na Bélgica e 3º lugar na Espanha, vendendo mais 1 milhão de cópias só nesses quatro países



carrapicho_123.JPG
O grupo Carrapicho conquistou o mundo cantando o sucesso "Tic Tic Tac". Foto: Divulgação
13/04/2018 às 18:36

A toada de boi-bumbá de maior sucesso internacional completa, neste mês de abril, 22 anos de sua explosão nos mercados europeu e norte-americano. Foi em 1996, neste mesmo mês, que a banda amazonense Carrapicho desembarcava Paris para divulgar o álbum “Festa do Boi Bumbá”, que tinha como carro-chefe a toada "Tic Tic Tac",  do parintinense Braulino Lima, uma das grandes obras da vasta coleção musical do Boi Garantido.

A versão em russo da obra foi lembrada pelo jornal Folha de São Paulo, assinada pelo jornalista Fábio Aleixo. A matéria está entre as várias histórias sobre a cultura do país que vai sediar a Copa do Mundo 2018. O vídeo-clipe foi gravado pelo músico e cantor Murat Nasyrov, astro pop da música russa, morto em 2007.

Na segunda metade dos anos 90, a toada de Braulino atingiu o 1º lugar em Portugal e França (AFP), 2º lugar na Bélgica e 3º lugar na Espanha, vendendo mais 1 milhão de cópias só nesses quatro países.

O cantor e líder do Carrapicho, Zezinho Correa, lembra que a banda gravou versões também em inglês e espanhol, em parceria com o grupo Chilli (norte-americano). “Pra mim é uma felicidade muito grande saber que a música ganhou essa dimensão com a minha voz e que, hoje, ela é representativa do nosso País”, diz Zezinho.

Hits nacionais e internacionais

O Boi Garantido tem, em sua vasta discografia, outras obras que ganharam as paradas nacionais e até internacionais. A toada “Vermelho” (Chico da Silva) ganhou reconhecimento nacional com Fafá de Belém em 1996, e internacional ao ser adotada como um dos principais gritos da torcida do Benfica de Portugal. Também entram na lista “Paixão de Coração” (Demetrios Haidos e Geandro Pantoja) apresentada por Daniela Mercury e Boi Garantido no réveillon de Copacabana 2001 compondo também o DVD da artista baiana. Em 2018, Perreché do Brasil (Ivo Meireles, Sandro Putinok e Vanderley Alvino)  fez parte de vários eventos no Rio de Janeiro e São Paulo, especialmente no Bar da Brahma.

“Nos sentimos muito honrados em ter as toadas do Boi Garantido sendo tocadas em todo planeta. Isso engradece nossa cultura e ajuda a divulgar o nosso Festival de maneira grandiosa”, avaliou Fábio Cardoso, presidente do Garantido.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.