Publicidade
Entretenimento
Vida

Todos por 'Elena': fãs em campanha pela exibição do longa em Manaus

Apenas em Manaus, pelo menos três eventos no Facebook já ensaiam trazer o premiado filme à cidade. A ideia, disseminada por várias outras capitais brasileiras, já surtiu efeito em locais como Ribeirão Preto, Recife e Santa Catarina 19/06/2013 às 17:05
Show 1
No longa, Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema
Gabriel Machado Manaus, AM

Não é novidade para os cinemas de Manaus ficarem de fora da rota de grandes filmes. No entanto, nenhuma ausência parece ter sido mais sentida que a do documentário “Elena”, assinado pela cineasta mineira Petra Costa. Destaque dos festivais de Brasília, Guadalajara e de Documentários ZagrebDox, o longa achou nas redes sociais a sua moeda de pressão para invadir as salas do País, impulsionado pela forte mobilização de seus fãs.

Apenas em Manaus, pelo menos três eventos no Facebook já ensaiam trazer o premiado filme à cidade. A ideia, disseminada por várias outras capitais brasileiras, já surtiu efeito em locais como Ribeirão Preto, Recife e Santa Catarina. “Estamos impressionados com a repercussão e interatividade que o documentário está proporcionando. Aderir a esse movimento é o mesmo que fazer parte da nossa família”, disse Graça Cremon, responsável pelo trabalho de divulgação de “Elena” no Brasil.

Para os fãs conseguirem lançar o longa por aqui, ela dá algumas dicas. A primeira delas seria promover a junção dos três eventos na rede social, transformando-o em um só. “É bom fazer apenas um, o oficial, e tem que crescer muito, com cerca de mil nomes. Outra coisa bem bacana, também, é que o próprio fã pode ser RP do filme em sua cidade. Na página oficial de ‘Elena’, está disponível um release sobre o documentário, é só imprimir e mostrá-lo aos representantes dos cinemas: ‘Ei, você já ouviu falar desse longa?’”, aconselhou.

Concurso

Com um tema polêmico, o suicídio, “Elena” vem despertando os mais variados sentimentos e lembranças em quem o assiste, levando os espectadores a colocarem para fora, através da escrita, todo esse mix de emoções. “É engraçado que o documentário vem impelindo as pessoas a escreverem. É impressionante o número de lembranças, o nosso blog já recebeu mais de 150 depoimentos anônimos”, revelou Graça.

Afim de valorizar esse efeito do documentário, foi criado o prêmio “Memórias Inconsoláveis”. “As pessoas podem manifestar, por meio de música, vídeo, poema ou fotografia, as suas ‘memórias inconsoláveis’. O prêmio será uma câmera em HD, para cada categoria”, completou a produtora. Para mais informações a respeito do concurso, é só acessar a página http://www.elenafilme.com/concurso.

Sinopse

Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade durante a ditadura militar e uma adolescência vivida entre peças de teatro e filmes caseiros.

Também deixa Petra, sua irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: fitas de vídeo, recortes de jornais, diários e cartas. A qualquer momento, Petra espera encontrar Elena andando pelas ruas. Aos poucos, os traços das duas se confundem. Já não se sabe quem é uma e quem é a outra.

Ficha

Título: Elena

Direção: Petra Costa

Roteiro: Petra Costa e Carolina Ziskind

Elenco: Elena Andrade, Li An e Petra Costa

Produção: Busca Vida Filmes

Publicidade
Publicidade