Publicidade
Entretenimento
Vida

Toque internacional: CD do Garantido foi masterizado por estúdio em Nova York

A masterização do material foi realizada no estúdio Sterling-Sound, em Nova York, por Tom Coyne, engenheiro sênior de masterização, que trabalhou com artistas como Jay-Z, Britney Spears, Backstreet Boys, Destiny’s Child, Sade, Adele,  Beyoncé, Psy, One Direction, Pink, Taylor Swift e Maroon 5 02/04/2013 às 20:10
Show 1
Não foi necessário levar uma equipe do bumbá até Nova York, apenas foi enviado o material, por meio do estúdio paulistano Big Rec, responsável pelos demais procedimentos de sonorização
Rafael Seixas Manaus, AM

O produto final do CD/DVD/“Red-Ray” do boi da Baixa de São José, intitulado “Garantido – O boi do centenário”, reunirá o que há de melhor no quesito imagens – feitas pela TV A Crítica – e sonorização. A masterização do material foi realizada no estúdio Sterling-Sound, em Nova York, por Tom Coyne, engenheiro sênior de masterização, que trabalhou com artistas como Jay-Z, Britney Spears, Backstreet Boys, Destiny’s Child, Sade, Adele,  Beyoncé, Psy, One Direction, Pink, Taylor Swift e Maroon 5.

“A grande vantagem do Sterling-Sound é que lá fazem um trabalho de muita precisão. A masterização é o trabalho final, o cuidado com os volumes graves, agudos e médios. O trabalho deles é fantástico. Mandaram dois áudios para nós, um com compressão e outro sem, porque essa escolha depende do cliente”, destacou Fred Góes, presidente da Comissão de Arte do Garantido, complementando que optaram pelo material com compressão.

“Ela não é o mais indicado, porque se não tiver cuidado com a compressão, ela pode abafar o som. A sonoridade de agora está muito melhor. O estúdio trabalha uma gradação no limite, você percebe o padrão do áudio da primeira à última música”, complementou.

Não foi necessário levar uma equipe do bumbá até Nova York, apenas foi enviado o material, por meio do estúdio paulistano Big Rec, responsável pelos demais procedimentos de sonorização.

De primeira

Os torcedores do boi do coração podem esperar um trabalho com conteúdo e qualidade técnica, adiantou Góes. “Estamos sempre trabalhando essa questão da qualidade, para que chegue aos ouvidos dos nossos torcedores um produto de ponta. O Garantido sempre primou por isso, mas, claro, que tivemos alguns problemas com diretorias passadas, que achavam ser desnecessário fazer algo deste tipo. Eles queriam que tudo fosse feito aqui (no Estado)”.

Quase todo o processo de gravação do Garantido é realizado no Amazonas, porém, segundo o presidente da Comissão de Arte, há pontos em que se “barra na questão de técnica”. A previsão é que o CD/DVD/“Red-Ray” seja lançado no dia 30 de abril, porém ainda há possibilidade da data ser alterada.

O ano do centenário

A Comissão de Arte do Garantido está trabalhando desde outubro do ano passado no projeto do bumbá para o Festival Folclórico de Parintins 2013. No ano de seu centenário, o Garantido relembrará a sua história. “Estamos trabalhando dentro desse objetivo de mostrar esses cem anos, porém não no sentido saudosista, mas sim no sentido cultural que o passado nos deu”, adiantou Fred Góes, presidente da comissão.

Saiba mais: estúdio

Reconhecida como uma das principais casas de masterização do mundo, desde o início da década de 1980, a Sterling-Sound já masterizou milhares de CDs. Procurando fabricantes de produtos para processamento do sinal de áudio, a Sterling- Sound continuamente redefine o padrão mundial de masterização de áudio.

Artistas do boi azul recebem bênçãos


“Virgem do Carmelo, proteja o povo de Parintins e o meu boi-bumbá”. Na voz do levantador de toadas David Assayag, a padroeira de Parintins chegou conduzida por artistas que receberam as bênçãos para iniciar os trabalhos de 2013. A missa celebrada pelo padre Marco Aurélio reuniu artistas, soldadores, pintores, escultores, compositores, diretores, sócios, brincantes que comemoraram a Páscoa. “Celebrar a Páscoa é celebrar a fé da igreja, na certeza da ressurreição”, disse o padre.

Ele destacou na missa a atitude da presidente (Márcia Baranda) de colocar Deus em primeiro lugar. “Que essas atividades sejam caracterizadas por um trabalho sério, no qual todos possam se unir quebrando barreiras”, enfatizou. Ainda destacou que uma das principais características do Caprichoso é a organização. “É resultado de um trabalho que se planeja. A Márcia tem zelado por isso, que ela também seja abençoada”, disse.

Material

As ferramentas de trabalho que serão usadas durante os trabalhos nos galpões foram abençoadas e oferecidas no altar. Com a oração de São Francisco, a presidente do boi Caprichoso apresentou o Cristo crucificado.

Márcia pediu sabedoria, compromisso com o Caprichoso e com o município de Parintins, anunciou o início dos ensaios da Marujada de Guerra, dia 6 de abril, no Curral Zeca Xibelão, e para o dia 30 deste mês, o lançamento do CD e DVD “O centenário de uma paixão”.

A vice-presidente Socorrinha Carvalho disse que o que marcará o centenário será a vontade de fazer. “O grande diferencial é a vontade que todos estão tendo. Vimos isso na gravação do DVD, não tenho dúvidas de que na construção do projeto de arena não será diferente”, enfatizou.


Publicidade
Publicidade