Publicidade
Entretenimento
Vida

Trabalho local de Street Art ganha premiação em São Paulo

Artista Flavio Tial foi ao Salão de Outono na América Latina representar o Amazonas e ganhou “Prêmio Street Art” 15/05/2015 às 13:48
Show 1
“Mata ou Morro”, da série Boca no Trombone, ficará em exposição no Salão até dia 31 de maio
ACRITICA.COM ---

No último dia 7 de maio, o artista Flavio Tial representou o Amazonas na terceira edição do Salon d’Automne França-Brasil (Salão de Outono da América Latina) em São Paulo e ganhou o “Prêmio Street Art” pelo trabalho apresentado.

O Salão de Outono da América Latina é uma instituição sem fins lucrativos, com objetivo de proporcionar a novos artistas ou aos pouco conhecidos a oportunidade de mostrar seu trabalho.

Na modalidade que Tial participou, o trabalho deveria ser feito no local e entregue dia 5 de maio, dois dias antes da abertura do evento. Na área de céu aberto do Memorial da América Latina, o artista preparou um painel de três metros por dois, intitulado “Mata ou morro”, parte da série Boca no Trombone.

Para ele, que é baiano, mas mora há quase um ano e meio em Manaus, a ideia era apresentar características locais em seu trabalho. “Retratei no trabalho adereços indígenas, a seringueira, o muiraquitã”, conta.

“Mata ou morro” é uma continuação da série que Tial havia encaminhado para a curadoria do evento no processo de inscrição. O artista agradece sua participação e o sucesso de seu trabalho a curadora Virna Lisi, “foi ela que me indicou e eu estou grato por isso. Já tinha ouvido falar do vento, mas nunca tinha participado”, diz. Além disso, Tial só conseguiu estar no Salão com a colaboração da Secretaria do Estado de Cultura, que disponibilizou à passagem ao artista. 

Outros trabalhos

Tial também está com exposição aberta na cidade, na Casa da Pamonha, por tempo indeterminado. Dividindo o espaço com outro artista, o Tito, Tial conta que neste trabalho há quadros diferenciados, com moldura artesanal, mas sempre relacionando com a street art. “Há uma fusão das artes plásticas com grafite, uma coisa mais voltada para interior de salão”, explica.

Inspiração

Contente e satisfeito com a indicação, Tial voltou de capital paulista inspirado pela força da street art em São Paulo e já está pensando em fazer um trabalho semelhante aqui na cidade.

“Voltei agora e a mente ainda está fresca para trabalhar. Então estou pensando em fazer um grafite grande aqui na cidade, em um prédio. Algo que chocasse”, conta Tial.

Para ele, seria interessante fortalecer a street art na cidade. “Agora vou só procurar apoio para conseguir uma grua, para poder fazer esse grafite alto, um mega painel”, diz, afirmando que já há lugares em mente para explorar esse trabalho.

Saiba +

Salon d’ Automne

O Salão de Outono da América Latina é um espaço contemporâneo, voltado para as artes, que objetiva por em evidência a diversidade de linguagens. A exposição dos trabalhos premiados no Salão continua até o fim do mês.

Publicidade
Publicidade