Publicidade
Entretenimento
Vida

Tradicional encerra o Festival de Cirandas de Manacapuru 2013

A ciranda vermelha, dourada e branca buscou inspiração em lendas regionais para contar uma história de amor de dois índios, que se misturam ao nascimento de Manacapuru 02/09/2013 às 12:44
Show 1
Ciranda Tradicional encerra o Festival de Cirandas de Manacapuru 2013 na arena do Parque do Ingá
acritica.com Manacapuru (AM)

Com o objetivo de resgatar a origem de Manacapuru por meio de lendas e mitos regionais, a Tradicional entrou na arena do Parque do Ingá, no Centro do município amazonense, no último dia de apresentações do 17º Festival de Cirandas. Com o tema “Nos mistérios e encantos das águas de barranco do Rio Manacapuru”, a agremiação vermelha, dourada e branca utilizou suas alegorias, destaques e cordões de cirandeiros para recriar a origem da sua terra-natal.

Toda a narrativa tem início com a historia de amor entre um índio-gavião e uma índia-onça. O amor entre os dois é proibido pelo Deus Tupã e as lágrimas do casal, sem poder mais viver esse grande romance, se transformam em chuva (que molham os barrancos) e orvalho, formando a nascente do Rio Manacapuru.


O espetáculo foi dividido em três atos: o primeiro revivia a trajetória dos primeiros povos indígenas que habitaram a região do Rio Manacapuru. O segundo, por sua vez, contou as lendas que rodeiam o Lago Canamã, um lugar mágico habitado por criaturas fantásticas. Já o terceiro e último ato se encarregou de exaltar as manifestações culturais típicas de barrancos.


Ao longo de duas horas, a tricolor apresenta seus itens um a um. O primeiro momento de delírio da torcida que acompanhava a apresentação ocorreu logo no começo, quando o cantor Bruno Souza desceu da galera para o “cirandodrómo”.  Depois, claro, foram emergindo das alegorias a porta-cores, a cirandeira bela e a princesa cirandeira, assim como outros personagens marcantes do folclore popular, como o caçador e o carão – aqui, de cabeça branca -, Seu Manelinho, Mãe Benta e Seu Honorato, o cupido e o Galo Bonito.

Assista aos melhores momentos da Ciranda Tradicional

Publicidade
Publicidade