Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019
Vida

Tributo a cantora Maria Bethânia declara a admiração de fãs locais pela artista

Projeto 'Cartas para Bethânia' homenageia a artista baiana incentivando fãs locais a declarar sua admiração através de cartas, além de promover expos e show musical



1.jpg Fanpage no Facebook estimula fãs a compartilhar histórias e mensagens em torno de Bethânia; missivas podem fazer parte de exposições e serem lidas em shows
09/05/2015 às 08:54

“Seus discos, poço inesgotável de ricas palavras e poesias, sequestraram minha alma inúmeras vezes. Deixavam-na solta a descobrir possibilidades muitas de viver o amor (...) Obrigada por essa voz tamanha, e esse jeito Bethânia de ser!”. A mensagem escrita pela internauta Maria de Su, de que fazem parte os trechos acima, é uma das primeiras a fazer parte do projeto Cartas Para Bethânia, criado para homenagear Maria Bethânia por conta de seus 50 anos de carreira. Além de incentivar fãs de Manaus a compartilhar suas histórias e mensagens pessoais, a iniciativa vai promover exposições e tributos musicais à diva baiana na cidade.

O Cartas Para Bethânia foi lançado no final do mês passado, com a criação de uma comunidade homônima no Facebook. O espaço virtual servirá para receber depoimentos online de fãs, que também podem ser enviados por email ou entregues, impressos ou escritos, em estabelecimentos parceiros da iniciativa.



“A princípio pensamos em receber apenas cartas escritas a punho, mantendo a coisa antiga do apreço em se escrever para alguém. Mas, numa época em que tudo é instantâneo, abrimos espaço para o envio por email e também na fanpage”, destaca Wanessa Leal, admiradora de Bethânia que é a produtora executiva e diretora do projeto. Acima de tudo, segundo ela, a proposta é que os fãs expressem sua admiração. “Quando a gente é fã, sempre cria histórias e momentos marcantes com o artista. Queremos que eles compartilhem suas mensagens para Bethânia e histórias envolvendo as músicas dela”.

Encontros e expos

Mas o “Cartas da Bethânia” não se resumirá a coletar correspondências para Bethânia. O projeto deve promover, ainda este mês, um encontro entre os fãs da cantora e a equipe de produção da iniciativa, num evento ao som de sucessos de Bethânia em vinil. “Selecionamos canções como ‘Pássaro proibido’, ‘Álibi’, ‘As canções que você fez pra mim’ e outras. Serão 29 discos emblemáticos da Bethânia para as pessoas ouvirem”, adianta Wanessa, informando que data e local do evento ainda serão anunciados. “Será o primeiro momento em que a equipe do projeto vai mostrar as caras. Queremos fazer uma surpresa”.

Outra ação prevista é uma exposição com cartas selecionadas dentre aquelas enviadas para o projeto. “Cinquenta das cartas que recebermos serão selecionadas para a exposição”, explica a produtora, também deixando para divulgar posteriormente data e local.

Tributo musical

E não é só: o ápice do Cartas Para Bethânia será ser um show musical em homenagem à artista baiana, entremeado pela leitura e exposição de cartas para a cantora. Tal como os demais eventos, a produção ainda é cercada de mistério. “O show terá a participação de dois artistas renomados e apaixonados pela Bethânia”, destaca Wanessa, revelando que um desses artistas foi idealizador do projeto e que o show deverá acontecer em data próxima ao aniversário de 50 anos de Bethânia, no dia 18 de junho. “O show não acontecerá só uma vez: queremos fazer uma temporada com várias apresentações, se possível até o fim do ano”, completa.

Enquanto isso, a produção do Cartas Para Bethânia buscará entrar em contato com a artista, a fim de cumprir um dos principais objetivos do projeto: entregar à homenageada a correspondência dos fãs.

“É nossa intenção entregar em mãos. Buscamos contato com sua produtora e com a (gravadora) Biscoito Fino, e estamos com esperança de agendar um encontro”, comenta Wanessa, que alimenta a esperança de trazer a diva a Manaus: “Vamos fazer a ela o convite para assistir a um dos shows em sua homenagem aqui. E, se ela quiser cantar, com certeza vamos lhe abrir espaço com todo o carinho!”.

Notícias

Além de receber mensagens, a página do Cartas Para Bethânia no Facebook também vai divulgar notícias sobre a vida e a carreira de Bethânia, e novidades e ações do Cartas Para Bethânia. “A fanpage é o grande legado do projeto”, afirma Wanessa.

Saiba +

Deixe seu recado

Os fãs de Maria Bethânia podem deixar suas mensagens ou depoimentos para a cantora diretamente na fanpage Cartas Para Bethânia ou enviar para o email cartasparabethania@gmail.com. Cartas impressas podem ser entregues em estabelecimentos parceiros do projeto: Tacacá da Gisela, Banca do Largo e Loppiano Pizza, no Centro; e Fino da Bossa, na Cidade Nova.



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.