Sábado, 22 de Janeiro de 2022
Teatro

Trilha sonora do espetáculo 'Fina' é readaptada para nova temporada

A reestreia da peça vai acontecer entre os dias 11 e 14 de dezembro, no Teatro da Instalação



IMG_0038_41AB1E3F-591B-4A4A-8428-E732485126FE.jpg Obra conta a história de Josefina (Thaís Vasconcelos), que ressignifica sua vida com a ajuda de um amigo imaginário (Foto: Divulgação)
07/12/2020 às 20:36

A trilha sonora original é um dos destaques do espetáculo infantil “Fina”, da Um Teatro Produções, que ganhará temporada de reestreia entre os dias 11 e 14 de dezembro, no Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, s/n, Centro).

Com texto de Karen Acioly e direção de Tércio Silva, a peça foi totalmente reformulada para se adaptar às restrições da pandemia. A trilha, por exemplo, que originalmente era executada por uma banda ao vivo, foi gravada para evitar aglomeração no palco.



Segundo o diretor musical amazonense Jeferson Mariano, o processo de criação foi longo e árduo, mas contou com a ajuda de todo o elenco. “Nessa montagem, de maneira ímpar, a música assume um certo protagonismo, pois toda a trilha sonora foi extraída da ‘Fina’, de maneira que é como se ela fosse uma extensão da personagem”, afirma ele.

O espetáculo narra a história de Josefina, interpretada pela atriz Thaís Vasconcelos, uma menina solitária e criativa que, com a ajuda de um amigo imaginário, mostra que se aceitar é o melhor caminho para fazer amigos verdadeiros e cultivar amores sinceros.

“As músicas, em um contexto geral, são de harmonias descomplicadas, letras diretas, melodias simples, porém belas, permeadas de leveza tudo isso para explorar a ludicidade da personagem. Enfim, a abordagem musical traçada para ‘Fina’ é do seu jeito: livre, independente, com a sua própria cara”, comenta Mariano

Regionalidade

Dividida em três atos, a trilha sonora também incorpora uma série de elementos amazônicos. Além de instrumentos típicos da região, as músicas utilizam dialetos, gírias e citam iguarias culinárias do cotidiano de todo amazonense.

“Não podíamos esquecer que ‘Fina’ seria encenada no meio da floresta. Sendo assim, precisávamos fazer essa personagem dialogar com essas pessoas. Buscamos inserir vários elementos amazônicos: instrumentos percussivos como sementes de seringueira, simulando o som das águas, apitos artesanais imitando o som dos pássaros, sementes de cabaça para fazer o som dos ventos e muito mais”, explica o diretor musical.

Oficina

A programação de reestreia de “Fina” inclui a realização de uma oficina com Jeferson Mariano sobre o processo de criação da trilha sonora. A atividade acontece no dia 13 de dezembro, das 9h às 12h, no Teatro da Instalação. Inscrições pelo link https://bit.ly/2KZyy6O.

O projeto tem apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo Federal, por meio do Prêmio Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc.

Serviço

O quê: Temporada de reestreia de “Fina”

Onde: Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, s/n, Centro)

Quando: Dia 11/12, às 10h e 16h; dias 12, 13 e 14/12, às 16h

Quanto: Gratuito

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.