Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
MÚSICA

Trio de atrações abre a agenda do mês de junho no Tacacá na Bossa, em Manaus

O show de abertura da noite fica a cargo de Sergio Souto, que volta a Manaus após um ano de sua última apresentação na cidade para lançar seu novo álbum, “Souto no mundo”



cantor.JPG Gil Valente apresenta canções de seu novo EP “Índios urbanos” (Foto: Divulgação)
01/06/2016 às 09:15

Especiais, tributos e lançamentos estão no calendário do Tacacá na Bossa em junho. A programação do projeto musical para o mês inicia com shows dos músicos Sergio Souto e Gil Valente, e da Banda Pusanga, hoje (1°), a partir das 19h, ao lado do Tacacá da Gisela, no Largo de Sebastião, Centro. As apresentações são gratuitas e abertas ao público em geral.

O show de abertura da noite fica a cargo de Sergio Souto, que volta a Manaus após um ano de sua última apresentação na cidade para lançar seu novo álbum, “Souto no mundo”. O disco, segundo o cantor e compositor, comemora seus 35 anos de carreira. “É uma coletânea de canções, mas que inclui também músicas inéditas”, informa ele.

No palco ao ar livre no Largo, Souto apresenta clássicos de seu repertório de diversas épocas, desde “Falsa alegria”, do final dos anos 1970, até a mais recente “Pós Natureza”, do disco “Vinte e tantos anos” (2007), passando por “Lembrando você” e “Navegante”, entre outras canções presentes no novo disco. “Vou fazer também uns sambas mais novos”, complementa o artista acreano, hoje radicado no Rio de Janeiro. “Será uma noite bem agradável”.

Na apresentação, Souto fará voz e violão ao lado de amigos e colegas do cenário local – entre eles o também cantor e compositor Zeca Torres, em participação especial. Após o show, ele fará ainda uma sessão de autógrafos do novo CD, que estará disponível para venda no evento. “Convido toda a turma para participar desse lançamento. É um disco histórico de 35 anos de carreira, e gostaria que todos estivessem presentes”, declara.

‘Índios urbanos’

Em seguida é a vez de Gil Valente, que também traz novidades para o público. Trata-se do EP “Índios urbanos”, reunindo cinco composições produzidas nos últimos quatro anos, várias das quais ganharam destaque em festivais de música na capital e no interior do Amazonas.

Exemplo disso é a faixa-título, classificada em 3º lugar na categoria principal do 5º Festival Amazonas de Música – FAM 2014 e que aparece no EP nas versões de estúdio e ao vivo, esta gravada no Teatro Amazonas. Outras são “Lendário calendário maia”, premiada como Melhor Letra e 2º lugar geral no FAM 2013; e “Amor em silêncio”, vencedora em 2º lugar geral no FAM 2012. “Luna” e “Língua de todas as línguas” complementam a tracklist do EP.

“No show, vou apresentar músicas do EP e do meu primeiro álbum, ‘De fino trato’ (2012)”, antecipa o cantor e compositor, que há vários anos desenvolve trabalho autoral. “Sempre estou em busca de sonoridades diferentes”, destaca o músico. “Se não tenho ainda uma canção de dado estilo, busco compor algo nele e ver se consigo transmitir o que o ritmo pede”.

Ele aponta “Índios urbanos” como exemplo. “Do EP, é a canção de ritmo mais atual, e que fala das questões culturais, de se identificar como índio. As pessoas daqui, afinal, não querem ser índias”, explica ele. No palco, Valente faz voz e violão ao lado de Servio Tulio (contrabaixo), Anderson Cerdeira (bateria), Marcelo Figueiredo (guitarra) e Igor Brasil (percussão).

Samba manauara

Última atração da noite, a Banda Pusanga apresenta um repertório de sambas “de calor manauara”, inspirados na vida e no cotidiano, em especial do Norte do Brasil. De acordo com o perfil no site Toque No Brasil, o grupo é formado por Márcia Caminha (vocal), Paulo Moura (violão), Guilherme Martins (baixo), Samuel Santiago (guitarra) e Matheus Simões (bateria).

As próximas atrações do Tacacá na Bossa incluem o músico Elias Moreira, que apresenta um show em homenagem ao Dia dos Namorados no dia 8; Simone Ávila e convidados com o tributo “Viva Chico”, na semana de aniversário de Chico Buarque, no dia 15; a banda Cabocrioulo, que lança seu mais novo videoclipe, “Banho de rio”, no dia 22; e a banda The Stone Ramos, que leva seu brega-romântico-bem humorado ao público do Largo no dia 29.

Serviço

O que é: Shows de Sergio Souto, Gil Valente e banda, e Banda Pussanga – Projeto Tacacá na Bossa
Onde: Tacacá da Gisela, Largo de São Sebastião, Centro
Quando: Hoje, a partir das 19h
Quanto: gratuito
Informações: pelo Facebook.com/tacaca.nabossa

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.