Publicidade
Entretenimento
Vida

Tulipa Ruiz lança loja virtual de roupas com suas estampas

Todas as estampas das roupas vendidas na loja são assinadas pela própria cantora, que já havia mostrado o dom para a ilustração quando produziu a capa dos seus dois discos 12/10/2014 às 13:59
Show 1
Tulipa (à esq.), junto da empresária e sócia Heloísa Aidar
Rosiel Mendonça Manaus (AM)

Na música “Brocal Dourado”, a cantora e compositora paulista Tulipa Ruiz fala em bordados de renda e chita filó, mas foi em camisetas e moletons 100% algodão que ela passou a investir em parceria com a sua empresária, Heloísa Aidar.

A dupla acaba de lançar a “Brocal” (www.brocal.com.br), loja virtual de roupas e outros produtos ligados à carreira de Tulipa, um dos nomes de destaque da nova cena musical brasileira. Todas as estampas (em serigrafia) são assinadas pela própria cantora, que já havia mostrado o dom para a ilustração quando produziu a capa dos seus dois discos, “Efêmera” (2010) e “Tudo Tanto” (2012). 

A marca chegou apostando em coleções masculinas e femininas, que incluem ainda vestidos e regatas. Pensando no Dia das Crianças, as sócias também lançaram uma coleção infantil e já preparam outra especialmente para o verão. Em entrevista ao JORNAL A CRÍTICA, Tulipa contou que costumava vender camisetas com estampas suas durante os shows que fazia, mas o resultado nem sempre saía a contento.

"Era um processo muito mambembe da minha parte, e na maioria das vezes eu não ficava satisfeita com o resultado, seja por causa da modelagem ou da silk (serigrafia). Queria algo mais caprichado e até acessível”, lembra Tulipa. “Durante as turnês eu conversava sobre isso com a Heloísa, aí começamos a criar um desejo de transformar isso em uma marca com peças mais bem acabadas e com a nossa cara”.

Musical

Ela diz que nem todas as estampas têm ligação direta com a música e, quando isso acontece, não necessariamente o link é com o repertório dela. Dona de um estilo próprio e despojado, Tulipa diz que as peças reproduzem em parte a relação que ela tem com a moda. “Claro que tem a ver com meu estilo, mas a Brocal é uma mistura do meu com o da Heloísa e mais algumas inspirações também. A ideia principal são modelos que fiquem bem em todas as pessoas, seja gorda, magra, alta, baixinha... eles têm que cair como uma luva”.

Pessoalmente, a cantora prefere peças “frescas”, atemporais e que não têm prazo de validade. Segundo Tulipa, cores e acessórios são um diferencial num look dela. “No meu dia a dia gosto de me sentir bem. Tento combinar referências de tudo, seja do cinema, música ou artes plásticas. Acho que quando você se veste, você está se comunicando, então tenho que me comunicar a partir do que me inspira”, revela, apontando o estilista Ronaldo Fraga e o cineasta Pedro Almodóvar como referências nesse sentido.

Criatividade aflorada

Formada em Comunicação Multimeios pela PUC, Tulipa Ruiz traz de longe uma relação forte com o desenho e a ilustração. Os primeiros rabiscos vieram justamente por causa da música. “Foi descobrindo as capas de disco que comecei a me interessar pelo desenho”, conta ela, citando capas do Grupo Rumo e outras assinadas pelo artista gráfico Robert Crumb, pelo qual a cantora é “completamente apaixonada”. “Achava que fazer capa de disco poderia ser a melhor profissão do mundo, mas nunca imaginei que poderia trabalhar oficialmente com as duas coisas, música e ilustração. Eu trabalhava com jornalismo, mas desenhar e cantar era só nas horas vagas”, confessa.

Adepta das ferramentas digitais, Tulipa diz não ter uma rotina específica como desenhista. “Sempre ando com caderno e caneta, então quando pinta uma ideia rabisco nele”. Quando resolveu apostar na carreira nos palcos, ela também passou a produzir os próprios flyers de divulgação dos shows, o que a levou a fazer as capas dos seus dois discos. Atualmente, a cantora colabora mensalmente com o Le Monde Diplomatique Brasil ilustrando matérias e artigos. A cantora também tem no currículo exposições realizadas em unidades do Sesc em São Paulo e outra no Circo Voador, no Rio. 

Publicidade
Publicidade