Publicidade
Entretenimento
ARTES CÊNICAS

Turma de Teatro Jovem do Claudio Santoro apresenta processos criativos em mostra

Evento será realizado neste sábado (15) no Centro de Convivência do Idoso do bairro Aparecida, com entrada franca 12/07/2017 às 16:38
Show gleuds
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

O palco do Teatro Comandante Ventura, no Centro de Convivência do Idoso (CECI), no bairro de Aparecida, recebe neste sábado, das 16h às 18h, 1ª Mostra de Processos Criativos da Turma de Teatro Jovem do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

A Mostra é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e tem como objetivo demonstrar o que os alunos aprendem em sala de aula, na prática, e também é uma oportunidade de dar um retorno do processo à família, amigos e sociedade em geral.

“Os alunos, que têm idade entre 18 e 42 anos, são muito dedicados e interessados na arte de atuar e produzir. Marcam os ensaios e participam de tudo ativamente”, declarou Erismar Fernandes, professora de teatro e coordenadora do evento.

Liberdade para criar

Os 25 alunos do curso, novatos em sua maioria, foram organizados por grupos e tiveram liberdade para criar. “Desde cenários, figurinos até trilha sonora, tudo foi pensado e realizado num trabalho conjunto entre mestre e alunos”, disse a coordenadora.

Erismar também é autora do roteiro O Conto que a fada não contou, em que fala sobre os contos de fada de forma adaptada para a realidade local e com abordagem cômica de temas atuais. Exemplo é o Lobo Mau culto, que gosta de ler, escrever poesias e se mostra um homem que se preocupa com as mulheres; e o Príncipe, que é playboy, e que por ser rico e bonito, é preguiçoso, malandro e gosta de seduzir e enganar as mulheres que conquista.

Humor

Outro roteiro de destaque na apresentação é o Deu a louca nas lendas, escrito pelo aluno Thiago Alencar, 23, há aproximadamente um ano no grupo. Com maior proximidade e facilidade com a arte de encenar, Alencar fala sobre as lendas amazônicas de forma bem-humorada: o Boto não tem sua sexualidade definida e coloca seu drama em questão; o Curupira quer ir para a cidade grande para tentar arrumar os pés; já a Iara está perdendo a voz e precisa recuperá-la urgentemente.

Lixo

A Mostra também leva ao palco a crônica O Lixo, de autoria de Luís Fernando Veríssimo, que conta a história de um homem e uma mulher que se conhecem quando vão jogar o lixo fora. A partir de então, se apaixonam e começam um diálogo com base nas observações feitas sobre o lixo que cada um produz. Os alunos finalizam a apresentação com muita dança com Foot Loose, Ritmo Louco,  filme contagiante que foi um sucesso na década de 1980.

A próxima edição da Mostra de Processos Criativos do CECI acontece no dia 15 de agosto, com a turma da melhor idade atuando em homenagem ao Dia dos Pais.

Serviço

O que é: 1ª Mostra de Processos Criativos do Grupo de Teatro Jovem do CECI

Data: Sábado, dia 15 de julho

Horário: Das 16h às 18h

Local: Teatro Comandante Ventura do Centro Estadual de Convivência do Idoso (CECI), rua Wilkens de Matos, S/Nº, bairro Nossa Senhora Aparecida

Entrada: Gratuita

Classificação Indicativa: Livre

Publicidade
Publicidade