Publicidade
Entretenimento
Interação

TV Ufam retorna com nova programação, propostas e mais conteúdos exclusivos

“Cine Narciso Lobo” será o primeiro programa apresentado pela emissora nesta quinta-feira (27), às 20h40, e reúne grandes produções de audiovisual produzidas no Amazonas 25/10/2016 às 12:23
Show eu na ufam
O famoso quadro “Eu na Ufam” do canal da TV Ufam no YouTube também será exibido na grade de programação da TV. Foto: Divulgação
Rafael Seixas Manaus (AM)

Após dois anos e meio parada, a TV Universitária da Universidade Federal do Amazonas, a TV Ufam, retorna com uma nova grade de programação nesta quinta-feira (27), a partir das 20h, primeiramente com a transmissão da cerimônia de abertura no Centro de Artes (Caua/Ufam). Em seguida, às 20h40, estreia o programa “Cine Narciso Lobo”, nome em homenagem ao imortal da Academia Amazonense de Letras (AAL) e professor do curso de Comunicação Social da Ufam que faleceu em 2009, sendo um dos principais pesquisadores de cinema no Amazonas, tendo publicado “Ficção política: o Brasil nas minisséries”; “A tônica da descontinuidade” e “Hoje tem Guarany”.

A programação da TV Ufam será exibida de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 20h às 23h, e domingo das 12h às 20h, com transmissão pela Net Digital no canal 8. A emissora já possui um blog (www.tvufam.ufam.edu.br), uma página no Facebook (www.facebook.com/tvufamoficial/) e um canal no YouTube (www.youtube.com/tvufamoficial). Com a entrada da programação no ar, essas mídias terão gestão integrada ao canal de televisão para que o público possa ter acesso às produções da TV Ufam em diferentes plataformas.

De acordo com o atual diretor de programas da TV Ufam, o jornalista Caio Pimenta, uma plataforma digital está sendo criada para que o público possa acompanhar toda a programação por meio de seus smartphones e tablets. Enquanto isso, o conteúdo exibido no canal será disponibilizado nas demais plataformas já existentes da TV Ufam.

Programa de estreia

Alguns detalhes do “Cine Narciso Lobo” ainda estão sendo fechados, mas passará de três a dois filmes por programa. “Nesse haverá a exibição do curta-metragem ‘Uma janela para o outro’, de Michelle Andrews e Sávio Stoco, que foi premiado no Amazonas Film Festival 2009. É um registro importante que traz as opiniões de Narciso Lobo. O professor aparece em alguns momentos. Depois teremos uma entrevista com a Michelle Andrews, que é uma das codiretoras do filme”, declarou Caio Pimenta, que está à frente deste projeto e é editor-chefe do Cine Set, site amazonense especializado e dedicado à sétima arte.

“Além desse, haverá a exibição de ‘Desiderium’, de Arthur Charles, e ‘Curta Adentro’, de Rômulo de Sousa. Também vamos realizar entrevistas com esses dois diretores”, disse Pimenta, complementando que o “Cine Narciso Lobo” exibirá no decorrer dos programas uma série dos melhores filmes produzidos por alunos do curso de Comunição Social da Ufam no módulo de audiovisual. Posteriormente, a ideia é exibir filmes de diretores locais que não estão ligados necessariamente com a universidade.

Da Internet para a TV

Ainda em fase experimental, a TV decidiu levar o quadro “Eu na Ufam” do canal da TV Ufam no YouTube para a grade. O quadro, de grande sucesso na Internet, conta a história de pessoas marcantes da universidade, como o professor Tom Zé, que coordena o projeto de extensão “Cine & Vídeo Tarumã” desde 1990; e da universitária ativista Diana Brasílis, que estuda na universidade e luta pela aprovação do uso do nome social para travestis e transexuais.

“Tem outro interprograma chamado ‘Bastidores’ que mostrará o processo de revitalização da TV Ufam. Vamos mostrar todo o processo até a formação da equipe de hoje. Para fechar, outro destaque é o clipe que está sendo produzido da banda Puxirum, da própria Ufam. A música é ‘Sertão Baré’ e os diretores são Renata Lima e Bruno Raphael. Logo de cara o pessoal vai ver isso na TV Ufam. É uma homenagem a Manaus e foi gravado em vários pontos da cidade”, adiantou o diretor de programas.

Retorno

Responsável pelo Departamento de Cultura e Produção de Imagem da Ufam, a professora Ítala Clay de Oliveira Freitas explicou que a revitalização da TV Ufam iniciou em 2015, como uma das metas do Plano de Cultura da UFAM – Edital Mais Cultura nas Universidades, e prevê uma série de ações para possibilitar o pleno funcionamento da emissora.

“Um concurso público foi realizado em 2015 para a contratação de servidores técnicos para o quadro de pessoal da TV. Uma nova marca foi desenvolvida a partir do resultado de pesquisa qualitativa aplicada a universitários, professores e técnicos da Ufam”, declarou a professora, que também é responsável pelo Departamento de Comunição Social e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, ambos da Ufam.

“Ainda integrando as ações de revitalização, um acordo de cooperação técnica com o Canal Futura e a Ufam foi celebrado em agosto deste ano e prevê intercâmbio de conteúdo, metodologias e iniciativas de natureza educativa e cultural em um período de cinco anos. Outras parcerias estão em processo de articulação”, complementou Ítala, que acredita que a TV universitária visa a efetiva produção e difusão de programas de conteúdo cultural, educativo, científico e jornalístico, buscando qualidade técnica e identificação com o público.

“É preciso compreender o seu valor para além de um mero canal de transmissão. Reconhecê-la como um lugar de produção do conhecimento. Um espaço adequado às experimentações didáticas, estéticas e de inovação”, finalizou.

Publicidade
Publicidade