Publicidade
Entretenimento
Cortes de qualidade

Um banquete ao bom gosto

Restaurantes de Manaus investem em carnes com sabor e maciez inconfundíveis 09/02/2013 às 08:50
Show 1
Considerada exótica e de sabor suave, a carne de javali já era degustada pelas cortes européias
Luana Ribeiro Manaus

Preparadas com temperos e técnicas especiais, as carnes nobres são protagonistas no menu de muitos restaurantes.

E não é por menos: os cortes de alta qualidade trazem à mesa uma carne suculenta e extremamente macia, capaz de atiçar o paladar de qualquer um e  colocar o arroz, farofa e salada, em seu devido lugar - como um mero acompanhamento.

Novo menu

A carne recebe o título de nobreza por causa de sua maciez e procedência. Desde o cuidados com o animal, como  alimentação de qualidade, até a hora do abate, que é feito precocemente, quando ele tem aproximadamente dois anos.

No novo cardápio do restaurante Domus, as carnes nobres  são os  destaques. De acordo com o chef Francis Barlier, cinco cortes diferentes merecem atenção especial. “Temos o entrecote de carne bovina, picanha de cordeiro, filé mignon suíno, carré de vitelo e de javali no menu”, revela.

Todas as carnes recebem um mix de temperos, que segundo o chef Barlier, dão um sabor único ao prato. “Elas são preparadas com flor de sal, pimenta calabresa e molho barbecue especial Domus. Depois disso elas são assadas em uma  churrasqueira”, conta.

Tempero especial

Na Gaúchos Churrascaria a carne nobre é servida de mesa em mesa no espeto, no tradicional sistema de rodízio.

“Temos uma grande variedade de carnes. Picanha,  baby beef e o carré de cordeiro são os nossos cortes mais nobres”, diz o proprietário da casa, Ricardo Medeiros.

Para temperar as carnes nobres não existe muito segredo, segundo Medeiros. “A maioria das carnes são temperadas com apenas sal grosso”, garante. Só o carré de cordeiro recebe ingredientes a mais.

“Eles são temperados com sálvia, vinho branco seco, sal, alho, pimenta do reino e outros condimentos”, explica. 

Os acompanhamentos, mesmo que coadjuvantes, também são feitos especialmente para acompanhar as carnes. Na Churrascaria Gaúchos, o carré de cordeiro é servido com uma porção de geléia de hortelã. No Domus são servidos molhos e guarnições. “Temos no cardápio risoto de funghi, batata souté, mix de legumes”, diz chef Francis Barlier. “Fica à gosto do cliente”.

Publicidade
Publicidade