Terça-feira, 21 de Maio de 2019
GASTRONOMIA

Um roteiro para conhecer e se deliciar com a comida mexicana em Manaus

Confira as opções de novos e tradicionais locais que se dedicam às iguarias do país da América do Norte - das paletas aos tacos



1177714.jpg
Reprodução
30/12/2016 às 16:09

Diversidade de sabores, texturas e cores. Essas são as principais características da culinária mexicana, considerada umas das mais ricas do mundo em termos de proteínas, vitaminas e minerais. E nos últimos anos a capital amazonense tem recebido cada vez mais incentivo de pessoas que amam essa culinária e se dispõe na difusão das iguarias em nossa região. Por isso, o BEM VIVER elaborou um roteiro de restaurantes, food trucks e até gelaterias que “divulgam e enaltecem” a culinária mexicana em Manaus. É de dar água na boca!

Um desses incentivadores é o empresário Marko Antonnio Oliveira, proprietário do Acapulpo Mexican Food. Inaugurado há apenas dois meses, o local já se consolida como um dos melhores points de comida mexicana de Manaus. “Sou um dos milhões que perderam o emprego nessa crise econômico-política brasileira, e aproveitei para investir nesse sonho antigo de ter meu próprio negócio. Escolhi a comida mexicana, primeiro porque sou apaixonado por ela, e segundo, identifiquei poucas opções boas disponíveis na cidade. Queria oferecer um produto com a mesma qualidade que eu esperava dos estabelecimentos locais, e que não tinha acesso a época”, garante Marko.

Um dos ingredientes mais comuns na culinária mexicana é, obviamente, a pimenta. Porém, o empresário notou que, na maioria das vezes, o consumidor amazonense dispensa o fruto. “Desenvolvemos uma receita adaptada ao gosto local. Uma coisa curiosa: eu sempre imaginei que o público manauara fosse, em sua maioria, adeptos da pimenta, considerando a culinária regional, porém na prática, observei diferente! Portanto, desenvolvemos uma receita diferenciada, sem a queimação da pimenta – porém mantendo o mesmo sabor, ofertando, no entanto, molhos especiais complementares, para quem curte uma comida mais quente”, explica.

Não menos importante, o Acapulpo Mexican Food oferece o melhor da culinária mexicana. “Hoje trabalhamos com burritos, o mais tradicional, com recheios de carne, pernil ou frango, enrolados numa tortilha de trigo, quesadillas, que é uma espécie de beirute mexicano, também com a massa de trigo, e nachos com chilli, que são uma espécie de doritos caseiro acompanhado da carne moída no estilo mexicano (nada apimentado, porém muito saboroso)”, conta Marko.

O Acapulpo Mexican Food fica localizado no Laranjeiras Food Park, na Rua Rio Grande do Sul, 13, Parque das Laranjeiras e funciona O Instagram (@acapulcomexicanfood) e Facebook do local estão sempre atualizados, mostrando todas as novidades do cardápio diariamente.

Los Gelados

Localizado em quatro endereços, o Los Gelados Paleteria & Gelateria Premium tem como carro chefe, as queridinhas dos manauaras nos últimos meses: as paletas. Mais que simples picolés, as paletas são maiores, feitas com ingredientes naturais, frutas e recheadas com chocolates, doces de leite e outras doçuras. O local ainda dispõe de: casquinha de churros e doce de leite, sorvetes e diversos sabores para complementar o delicioso petit gateau. O Los Gelados funciona de segunda a quinta, das 13h às 21h, sexta a domingo, das 13h às 23h. Os endereços são: Praça de Alimentação do Amazonas Shopping, Aeroporto Eduardo Gomes, Shopping Ponta Negra e Avenida Rio Branco Vieiralves, térreo do Hotel Express.

El Mariachi

Aberto há seis meses, o novo empreendimento do ramo é o El Mariachi. O restaurante/bar/delivery da cultura mexicana funciona de quarta a domingo de 18h às 23h de várias formas. Indo até o restaurante, na Avenida Professor Nilton Lins, 4545, ligando para o número 3321-4885, entrando em contato pelo WhatsApp (92) 99413-3796, ou pedindo pelo aplicativo iFood. O espaço oferece: tacos, burritos, quesadillas, além de bebidas.

Aii Caramba

Foi durante uma viagem do canal Cinara Libório e Heber Neto a São Paulo que nasceu o desejo de abrir um restaurante mexicano em Manaus. Após a visita, eles logo decidiram abrir um negócio diferente - surgia o Aii Caramba. Av. Joaquim Nabuco, 936, o Aii Caramba oferece tacos, tortillas doces, burritos e quesadilhas. O local funciona das 12h às 21h30 de segunda a sexta-feira, aos sábados de 17h às 21h30. O "Aii" volta a funcionar normalmente na próxima segunda (2). No Instagram, @aiiicarambaoficial, você encontra todas as novidades do truck.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.