Terça-feira, 21 de Maio de 2019
DECORAÇÃO

Saiba como aproveitar os espaços e deixar a cozinha pequena mais útil e agradável

Suportes, itens acoplados e até revestimentos nas paredes. Arquitetas dão dicas para aproveitar todos os espaços do comodo com charme e elegância



VIDA0322-005F.jpg
Cozinha americana é ótima alternativa para aliar espaço e beleza (Reprodução)
22/01/2017 às 05:00

Com a forte tendência dos apartamentos cada vez mais compactos, a cozinha é, por muita das vezes, pouco aproveitada quando se trata de espaço, o que pode causar certo desconforto para transitar entre os apertados móveis que ali estão, ou até para a realização de tarefas essencias no ambiente. Mas afinal, como fazer do cômodo um lugar aconchegante para o dia a dia?

Para a arquiteta Renata Scherer, do Blog Supérfluo Necessário, a solução é apostar em cozinhas do tipo “americana” para dar mais comodidade e sensação de amplitude no apartamento. “A cozinha americana é ótima, mas requer um investimento um pouco maior já que ela fará parte da sala. Ela é ideal pela praticidade e de quebra também para quem gosta de cozinhar com os amigos por que gera aquela socialização entre todo mundo nos dois cômodos ao mesmo tempo.”

Se a ideia é não fugir do convencional, a dica da arquiteta é investir no planejamento, principalmente na hora de comprar os itens que vão compor o ambiente. “O ideal é que tudo seja muito bem projetado, principalmente quanto ao tamanho dos eletrodomésticos. Hoje em dia temos trituradores de resíduos acoplados ao ralo da pia que substitui a lixeira grande, filtro de água para torneira no lugar do bebedouro ou até geladeiras com bebedouro embutido. São espaços que você vai ganhando se pensar direito”, explica. Nessa hora, é importante aliar a organização dos itens da cozinha com a decoração.

Para a arquiteta Luciana Kurack, responsável pelo planejamento de arquitetura da loja de modulados Comodità, existem formas acessíveis de dar um charme ao lugar – e de quebra causar a impressão de alguns metros a mais no tamanho. “Revestimentos e texturas nas paredes também são importantes. Além da função de higienização, eles podem exprimir profundidade e ampliação no ambiente. Vários materiais que existem hoje no mercado são utilizados para nos causar essa sensação. O espelho é um deles, assim como as pastilhas de vidro que não ficam atrás na hora de fazer bonito e causar uma boa impressão”, explica.

Quando se pensa em decoração de cozinha pequena, é importante sempre ter em mente praticidade e funcionalidade. Por isso, o VIDA & ESTILO reuniu outras três dicas importantes dadas por Luciana Kurack para te ajudar na hora de planejar ou decorar sua cozinha.

Dica 1: utilizados na parte inferior das bancadas, os gavetões podem ser muito úteis. Embaixo da pia são bastante utilizados para guardar as panelas e recipientes, porém, caso a cozinha seja estreita demais, a melhor solução é optar por portas de correr e prateleiras internas.

Dica 2: os tipos de cores e texturas escolhidos para os moveis reflete diretamente na sensação de amplitude do espaço. A combinação de cores entre tons claros e pasteis, brancos, beges e Off White (tendências minimalista), tons escuro, como os amadeirados que são muito charmosos e com a composição dos tons claros traz aconchego e individualidade, além dos tons acinzentados que estão no auge do mais moderno e contemporâneo.

Dica 3: a utilização de suporte para utensílios e panelas é uma ótima forma de aproveitar melhor o espaço, além de serem super práticos e charmosos.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.