Publicidade
Entretenimento
Gastronomia

Universitários criam o Gourmetizadores: uma releitura de receitas conhecidas

O projeto surgiu há um ano, quando os alunos foram convidados pela faculdade a participar de uma feira gastronômica. 02/05/2016 às 05:10
Show 1076017
(Euzivaldo Queiroz)
Lídia Ferreira Manaus (AM)

Uma boa ideia, experimentada no lugar certo. Essa é a receita do Gourmetizadores - Invenções Gastronômicas, um projeto criado por três amigos, dentro da faculdade de gastronomia, e que agora está conquistando  paladares fora dela. Inclusive,  foi um dos destaques do Super Bazar da Cris Gourmet, realizado no mês passado. 

O nome é herança da internet, no auge dos memes do “raio gourmetizador”, e a proposta casa com a ideia difundida nas redes sociais – dar uma “gourmetizada”, ou melhor, fazer uma releitura para receitas conhecidas. “Embora sejam pratos clássicos, a gente dá a nossa repaginada, utilizando novos ingredientes, por exemplo”, explica Lara Braga,  integrante do projeto. 

Ao lado de Demian Torres e Juliana Abreu, os futuros chefs de cozinha colocam o Gourmetizadores em prática todos os sábados. Eles escolhem um prato, preparam e fazem o delivery. Entre as opções estão feijoada, lasanha caboquinha, fricassé de frango, parmegiana dentre outros. “Participamos de todo o processo, desde logística, compras, preparação e venda. Tudo que aprendemos na teoria, estamos utilizando. Também participamos de feiras e eventos, já estamos tendo bons resultados”, conta Lara.

O projeto surgiu há um ano, quando os alunos foram convidados pela faculdade a participar de uma feira gastronômica. O critério era criar uma proposta inovadora, com marca, nome, cardápio e outros itens necessários para quem trabalha com alimentação. 

“O resultado foi muito positivo e eles viram a possibilidade de dar continuidade fora e sem atrapalhar os estudos. A renda deles ajuda a pagar a mensalidade do próprio curso. É muito gratificante a gente ver os alunos crescendo, queremos isso”, diz a coordenadora do Tecnólogo em Gastronomia da Fametro, Márcia Martins.   
Regional

Um dos pratos mais pedidos do cardápio do Gourmertizadores é a lasanha caboquinha e que também fez muito sucesso no Fametro Food, espaço montado no Super Bazar da Cris Gourmet. “A faculdade conseguiu o espaço e disponibilizou para os alunos tomarem conta. A experiência foi um sucesso e já estamos em busca de outras feiras para incluir estudantes de outras turmas”, revela Márcia. 

A lasanha caboquinha, como o nome sugere, é inspirada no principal ingrediente do x-caboquinho – o tucumã. O recheio é feito com o fruto amazônico e queijo. “Elaboramos uma versão prática, que fica pronta em, no máximo, 40 minutos”, fala Lara. A receita  foi compartilhada com o VIDA & ESTILO. 

Lasanha caboquinha

Ingredientes

1/3 do pacote de massa pronta para lasanha 
2,5 litros de leite
350 g queijo mussarela
Tucumã em pedaços pequenos a gosto
Sal 
Pimenta 
1 Cebola 
2 colheres de mManteiga
1 dente de alho

Preparo

Molho branco
1. Em uma panela, refogue um dente de alho com uma cebola em duas colheres de manteiga 2. Acrescente dois litros de leite 3. Em uma xícara, coloque 200 ml de leite com quatro colheres de maisena e misture 4. Acrescente esta mistura ao molho e mexa até engrossar (ao ponto, não muito grosso). 5. Acrescente sal e pimenta

Montagem
 6. Em um refratário, coloque o molho embaixo 7. Faça a base com massa de lasanha, cubra molho novamente 8.Coloque tucumã e mais um pouco do molho 9.Depois, coloque uma camada de queijo e mais um pouco de molho 10.Coloque novamente a massa 11.Coloque mais molho e finaliza com queijo por cima 12.Asse por 30 a 40 minutos

Serviço

O quê:   Gourmetiza-dores - Invenções gastronômicas  

Contato:  (92) 99143-9590 / 98216-7880 e 98184-5174 (entrega delivery, sem taxa de entrega).

Horário:  Funcionamento somente aos sábados

Publicidade
Publicidade