Publicidade
Entretenimento
INFANTIL

Usina Chaminé recebe série de atividades gratuitas para crianças em dezembro

Além de divertir os pequenos, a programação busca proporcionar a interação entre pais e filhos, com atividades em conjunto 21/12/2016 às 05:00
Show teatro
A Usina Chaminé fica aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 8h às 14h, e aos sábados das 9h às 13h (Foto: Divulgação/SEC)
acritica.com

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), preparou uma série de atividades educativas gratuitas para crianças durante o mês de dezembro na Usina Chaminé, localizada na av. Manaus Moderna, s/nº, Centro, Zona Sul de Manaus. No local, serão realizadas atividades lúdicas com intuito de despertar a criatividade e imaginação dos pequenos.

Entre as atividades estão montagem de ornamentação natalina produzida com materiais recicláveis, pintura, leitura, cine animação, teatro de fantoche e resgate das brincadeiras tradicionais infantis. Além de divertir os pequenos, a programação tem objetivo de proporcionar a interação entre pais e filhos, com atividades em conjunto e transformando pequenas brincadeiras em atividades de lazer em família.

Nas oficinas de reciclagem, que acontecem nos dias 10 e 20 de dezembro, às 10h, crianças a partir de 5 anos podem participar da produção de itens que marcam o período natalino, como bota do Papai Noel e Árvore de Natal. Serão usados materiais recicláveis como folhas de jornal e garrafas plásticas, e também materiais comuns como papéis variados e cola. O objetivo é conscientizar para os cuidados com o meio ambiente.

No Cine Animação serão exibidos filmes variados conforme a faixa etária, desde os mais antigos como o seriado “Chaves”, entre outros que despertam a alegria da criançada, como “Bob Esponja” e “Turma da Mônica”. As sessões acontecem no próximo sábado (10), às 12h, e nos dias 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de dezembro, sempre às 13h.

Outra atividade presente é a produção de desenhos, despertando a imaginação e a criatividade. As crianças também poderão conhecer mais sobre as lendas amazônicas e os contos de fada nas Rodas de Leitura, que acontecem nos dias 13 e 15, às 10h, e nos dias 16, 21, 28 e 30 de dezembro, às 13h.

No Teatro de Fantoches, temas sociais serão abordados como o resgate do verdadeiro significado do Natal no dia sábado, dia 17 de dezembro, e o resgate das brincadeiras infantis longe dos aparelhos tecnológicos na sexta-feira, dia 23 de dezembro. O Teatro de Fantoches acontece às 10h, nos dois dias.

As tradicionais brincadeiras infantis também serão desenvolvidas, como “pular corda”, “o mestre mandou”, “mímicas”, “dança das cadeiras”, entre outras, nos dias 14, 16, 17 (especial de Natal), 21, 22, 23, 27, 28, 29 e 30 de dezembro, sempre a partir das 10h.

Toda programação acontece no Espaço Criança da Usina Chaminé, que possui equipamentos adaptados para o público infantil. A Usina Chaminé fica aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 8h às 14h, e aos sábados das 9h às 13h. No local também estão expostas as mostras fotográficas “Infância Amazônica”, do fotógrafo Daniere Ferreira, e a exposição permanente “Os Sentidos da Amazônia”.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade