Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
ovos_portal.jpg
publicidade
publicidade

PÁSCOA

Vai ter chocolate, sim! Conheça opções de ovos para quem tem restrições alimentares

Quem disse que ter intolerância à lactose, ao glúten ou alergias alimentares vão te impedir de se deliciar à vontade?


02/04/2017 às 05:00

A época do ano mais esperada pelos “chocólatras” está chegando, porém, quando se tem algum tipo de alergia ou intolerância alimentar, a data pode se tornar uma “tortura”. De olho nesse público, algumas marcas locais, nacionais e até internacionais investem em produtos diferenciados para garantir que ninguém fique fora da comilança. Então, com alguma restrição, existe um ovo feito para você! Ou, se quiser, uma receita para fazer em casa.

Entre as opções estão ovos de alfarroba — vagem torrada e moída substituta do cacau. Seu sabor é similar ao do chocolate amargo, não tem adição de açúcar e pode ser consumida por diabéticos, pessoas intolerantes à lactose e celíacos. Também existem chocolates 100% vegetais, elaborados com extrato de soja em substituição ao leite. Já o amargo com 70% ou mais de cacau é mais saudável por ter menos gordura e açúcar.

 ‘As Clarissas’

“Este ano, ao invés de pote, teremos bolo em camadas, dentro de meio ovo de Páscoa. Além de saudáveis, todos são funcionais. Os sabores são cenoura, com ganache de chocolate, sem glúten e sem lactose; prestígio (chocolate com ganache de coco), sem glúten e sem lactose; formigueiro, com ganache de chocolate sem leite e sem glúten. O de chocolate com coco será zero açúcar”, diz a confeiteira funcional, Fabíola Borges. Contato: 99981-4900.

‘Atelier Talita Avelino’

“O chocolate meio amargo tem maior concentração de cacau, menos gordura e menos açúcar. Então, resolvi colocar essa opção para as pessoas que querem comer chocolate, mas manter a linha, seja por beleza ou saúde. Teremos a barra meio amarga e também o ovo mosaico com frutas secas, que pode ser feito com chocolate de escolha de pessoa: branco, ao leite ou meio amargo”, informa a chocolatier Talita Avelino. Contato: 99315-9318.

Divina Terra

A rede de lojas do Sul tem ovos de chocolate para todos os tipos de gostos e intolerâncias: 70% cacau, zero açúcar, zero lactose, sem adição de soja, puro cacau e de alfarroba. Vendas pelo site.

Java

Dentro do ovo de 70% cacau da Java, vêm suculentos e rechonchudos damascos e castanhas crocantes cobertos com chocolate. Vende em lojas de produtos naturais e pelo site.

Suklaá

Para quem não quer sair da dieta, a empresa paulista criou o Ovo de Granola Fit com uva passa, que contém chocolate 70% cacau orgânico e não tem lactose. Encomendas pelo e-mail.

Genevy

Oferece ovos feitos de soja, sem lactose ou glúten, de avelã, trufado (tradicional e cereja), ou prestígio com leite condensado de soja. Todos são livres dos alérgenos alimentares mais comuns: trigo, leite, amendoim, nozes, ovos, soja, peixe e marisco. Vendas pelo site.

Brasil Cacau

Todos os ovos trufados são sem glúten. Vendas pelo site www.chocolatesbrasilcacau.com.br.

Cacau Show

Apresenta uma opção de ovo de chocolate sem lactose. A marca traz essa versão em nova embalagem e novo sabor e com o interior recheado de barrinhas Miau (língua de gato) zero lactose e sem glúten. Amazonas Shopping, Millennium Center, Manauara Shopping.

Kopenhagen

Com uma formulação isenta de lactose, o ovo zero lactose é uma ótima opção para consumidores que possuem restrições alimentares, sem abrir mão do sabor. Lojas no Manaura Shopping e Amazonas Shopping.

Choco Soy

Os ovos são à base de soja, sem lactose, para quem é alérgico às proteínas do leite, celíacos ou adeptos da dieta sem glúten. Também são livres de colesterol e gorduras trans. A versão diet é sem adição de açúcar para diabéticos. Encontrados em lojas de produtos naturais.

Receita: Ovo Recheado de Bolo sem Lactose

INGREDIENTES

Massa

9 ovos

¾ de xícara (chá) de açúcar

¾ de xícara (chá) de farinha de trigo

3 colheres de sopa de leite de soja em pó

Leite condensado

1 colher (sopa) de creme vegetal

1 1/2 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de leite de soja

Recheio

1/2 receita de Leite condensado sem Lactose

80 g de nozes picadas

1/2 colher (sopa) de cacau em pó

1 gema (20 g)

1 ovo (50 g)

1/5 colher (sopa) de creme vegetal

Cobertura

2 colheres de (sopa) leite de soja em pó

½ xícara de (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de cacau em pó

15 unidades de nozes inteiras para decorar

MODO DE PREPARO

Massa: bata os ovos com o açúcar por aproximadamente 10 minutos até obter um creme claro e fofo. Enquanto isso peneire a farinha junto com o leite de soja em pó em uma vasilha e reserve. Desligue a batedeira e incorpore delicadamente a farinha com o leite de soja. Unte com manteiga e cubra 2 assadeiras retangulares de 22cm X 32cm com papel manteiga untado e enfarinhado. Divida a massa em 2 partes iguais e distribua entre as assadeiras. Asse em forno, pré-aquecido, a 180°C por aproximadamente 12 minutos. Retire e reserve.

Leite condensado: bata no liquidificador o creme vegetal, o açúcar e leite de soja em pó. Junte, aos poucos, 1/2 xícara (chá) de água fervente (100 ml) sem parar de bater até obter uma mistura bem homogênea. Retire do liquidificador e deixe descansar por uma hora.

Recheio: misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio, sem parar de mexer até soltar do fundo da panela. Reserve.

Cobertura: leve todos os ingredientes da cobertura, exceto as nozes, ao fogo com 1 xícara (chá) de água (200 ml). Ferva por aproximadamente 15 minutos ou até ficar com uma textura parecida com a de brigadeiro mole. Reserve.

Montagem: forre um molde de ovo de páscoa de 500 g com filme plástico. Coloque metade de uma das massas em toda a parte côncava do molde. Pique e misture ao recheio a outra metade da massa e preencha o ovo. Com a massa restante tampe o ovo. Cubra com filme e refrigere por 4 horas. Vire o molde em um prato para bolo e, com o auxílio de uma espátula, cubra toda a superfície do ovo com a cobertura e decore com as nozes inteiras.

publicidade
publicidade
Igreja Chama Church realiza Espetáculo Páscoa neste domingo (21)
Celebrações religiosas marcam Sexta-feira da Paixão na Catedral de Manaus
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.