Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2020
DIVERSIDADE

Vale dos Homossexuais: festa LGBTI+ tem pré-réveillon na Ponta Negra

Evento acontece no próximo dia 28, com entrada gratuita, e integra o Festival Afro Amazônico de Yemanjá



WhatsApp_Image_2019-12-21_at_13.32.58_E70D07C4-1EAA-42D3-924A-F9445DBD4685.jpeg FOTO: Rainer Müller/ Divulgação
21/12/2019 às 14:30

As areias da praia da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus, receberão um colorido todo especial no próximo sábado (28), a partir das 15h, com a sexta edição do Vale dos Homossexuais, um pré-réveillon voltado ao público LGBTI+ (e àqueles que abraçam a diversidade) com muita música, apresentação de grupos de dança e práticas esportivas. A entrada será gratuita.

O evento fará parte da abertura do Festival Afro Amazônico de Yemanjá, organizado pela Articulação Amazônica de Povos Tradicionais de Matriz Africana (Aratrama) com realização da Associação de Desenvolvimento Sócio-Cultural Toy Badé, que este ano ampliará o espaço destinado aos LGBTs na programação, já que, este ano, o tradicional evento terá um dia a mais (de 28 a 31). Ao todo, o espaço destinado ao festival tem capacidade de receber até 42 mil pessoas.



Idealizador do Vale dos Homossexuais, que vem se consolidando no calendário cultural de Manaus com eventos de rua que celebram a diversidade, o produtor cultural Pan Dean destaca a alegria de ter sido abraçado pelo Festival Afro Amazônico de Yemanjá desse ano para integrar o ‘’réveillon da diversidade’’ com o grupo “Miga, sua Lôca”, também especialista em festas de rua para o público LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, intersexuais e outras identidades de gênero).

“Já realizamos três edições do Vale dos Homossexuais em casas de show e duas na rua José Clemente, no Centro. Essa será a primeira vez na Ponta Negra, um dos cartões-postais de Manaus. Somos gratos pela oportunidade que a Aratrama e a Associação de Desenvolvimento Sócio-Cultural Toy Badé nos deram de fechar esse ano com muita música e muita energia positiva em uma estrutura maior e melhor”, disse.

A programação do Vale dos Homossexuais iniciará às 15h do sábado (28) no palco principal (erguido próximo ao muro do Hotel Tropical) e está prevista para encerrar às 8h da manhã do domingo, dia 29. “Passarão pelo palco nove DJs, além de várias apresentações de artistas e grupos de dança, como a Anitta Cover, Explosão do Calypso, The Impactadas, entre outros”, destacou Pan Dean.

Além da programação musical haverá, também, um espaço para a prática esportiva e brincadeiras de rua, como o cabo de guerra, queimada (aqui rebatizado de ‘’gaymada’’), elástico, guerra de cotonete e futebol de sabão.

Para garantir a segurança dos presentes, o Vale dos Homossexuais contará com o apoio da empresa de segurança “Tufão”, além dos bombeiros, brigadistas, Polícia Militar do Amazonas, socorristas, uma ambulância e uma área reservada para atendimentos emergenciais. Não será permitida a entrada de objetos cortantes ou perfurantes na área destinada ao evento, nem com comidas e bebidas, que serão vendidas no local a preços populares.

“Levem roupas leves, protetor solar, boné, chapéu, acessórios e muito glitter para se jogar na pista’’, recomendou Pan Dean. “Quero ver todas reunidas em um só grito de liberdade e de celebração da vida. Unidas somos mais fortes’’.

Réveillon da Diversidade

No dia 31, último dia do ano, a partir das 20h, o Festival Afro Amazônico de Yemanjá abrirá um espaço na programação religiosa para o “Réveillon da Diversidade”, que abarcará todas as culturas e religiões num grande congraçamento em prol da paz entre os povos e oferecendo uma programação diversificada com a apresentação confirmada de Djs.

O tradicional Festival conta com o apoio estrutural da Prefeitura de Manaus e do Governo do Estado do Amazonas.

News guilherme 1674 2977771b 6b49 41af 859a ef3c3b62eae8
Repórter do caderno de Cidades - Jornal A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.