Terça-feira, 25 de Junho de 2019
Vida

Varanda de Nazaré leva grupo de turistas para o Círio

Pelo terceiro ano consecutivo, projeto busca divulgar a cultura e as manifestações de fé da capital paraense



1.jpg Vários convidados, como cantores da Música Popular e religiosos participam ativamente da programação do projeto
21/09/2013 às 11:04

A ligação Fafá de Belém com a fé cristã católica e a devoção à Maria vem antes mesmo de a cantora existir. Ainda criança, acometido de tifo, o pai dela prometeu à Nossa Senhora de Fátima que, se tivesse uma filha, entregaria a vida dela à santa. Assim, a artista foi batizada de Maria de Fátima Palha de Figueiredo. E como o fruto nunca cai longe do galho, além de devota de Maria, Fafá se tornou uma verdadeira embaixadora da fé e de uma das maiores manifestações populares dos brasileiros: o Círio de Nazaré.

Pelo terceiro ano, a cantora em parceria com a Agência Tudo, realiza o projeto Varanda de Nazaré, que busca apresentar o potencial turístico e cultural do Círio de Nazaré para diversas personalidades e formadores de opinião. “A Amazônia tem dois momentos de devoção que extrapolam tudo. Um é o momento religioso, sagrado, que é o Círio. E o outro é o Boi Bumbá de Parintins. Cada um defende a sua bandeira. São Duas festividades únicas e tanto Parintins, pelo lado profano, quanto o Círio, pelo sagrado, é difícil de explicar para quem não é da nossa Região”, afirmou Fafá, em entrevista a A CRÍTICA.

A programação do Círio de Nazaré dura todo o mês de outubro e o ápice das festividades acontece no segundo final de semana do mês. A agenda do Varanda de Nazaré inicia na sexta-feira, 11 de outubro, à noite, com um show luso-brasileiro de Fafá de Belém no Teatro da Paz, com a participação da cantora portuguesa Tereza Salgueiro do grupo Madredeus. No sábado pela manhã haverá um barco exclusivo para acompanhar a Romaria Fluvial, quando mais de 500 embarcações seguem a imagem da Santa levada em procissão pela Baía do Guajará. E a noite, Fafá receberá seus convidados no casarão da Av. Nazaré para assistir à Trasladação – procissão noturna que leva a imagem da Santa para a capela do Palácio do Governo e depois para a Catedral.

“Quando comecei a pensar no Varanda foi vendo o Carnaval da Bahia, que para assistir ou você fica na casa de alguém, ou vai por uma empresa ou fica hotel. Fui criando um conceito diferenciado, de uma zona de conforto para formadores de opinião assistirem à procissão de fé”, explica Fafá.

A edição de 2013 do projeto receberá 120 convidados. Entre os nomes confirmados estão Tony Ramos, Marília Gabriela, Padre Fábio de Melo e Regina Casé. “Vamos servir nossas iguarias, o tacacá, a tapioquinha...receber os convidados em uma típica casa paraense e assim, atrair cada vez mais um turismo de qualidade para nossa Região”.

Morando em São Paulo por conta da carreira, a cantora carrega a mãe de Jesus e o seu estado não apenas nos nomes de batismo e artístico, mas também no coração. “Todo paraense que sai de Belém sonha em voltar para o Círio. É onde a gente revê amigos, parentes, é uma relação muito forte. Fui prometida à Nossa Senhora antes de ser gente. Tenho sempre isso muito forte, essa esperança e essa fé de que as coisas vão dar certo”.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.