Domingo, 18 de Agosto de 2019
Vida

Vencedores do Fecani falam o que é preciso para ganhar o festival

Participantes vitoriosos comentam, com base em suas experiências, o que é preciso para obter êxito no Festival da Canção de Itacoatiara, que acontece no próximo mês.



1.jpg O Festival da Canção de Itacoatiara acontece em Setembro
03/08/2013 às 18:10

A contar de domingo (04),  falta exatamente um mês para o Fecani 2013. Nos bastidores, uma legião de músicos esperançosos debruça-se sobre letras, melodias e ensaios para tentar garantir não só o grande prêmio (que este ano é de R$20 mil), como também o inegável reconhecimento do público. Apesar da imensa concorrência - o festival engloba nível nacional e internacional - vencedores pregressos concordam existir um quesito crucial, onde reside todo o diferencial de um competidor: a interpretação.

A pressão é grande. Com o estigma de festival de maior diversidade artístico-cultural da Amazônia, o Fecani tem tradição em revelar talentos que tendem a ficar na memória do povo amazonense, sendo sempre lembrados com respeito. “Festivalero” assumido, o cantor Salomão Rossy têm experiência para falar com propriedade o que acredita ser necessário para se sair bem no Fecani.

“A fórmula é letra boa, uma melodia que vista a poesia, um excelente arranjo e espetacular interpretação. O que mais importa, de tudo isso, é a apresentação impactante. É preciso energia para quando chegar a hora dar o ‘boom’ que vai deixar todo mundo impressionado”, comenta Rossy, vencedor do festival em 1999 (2º lugar), 2001 (2º lugar) e 2002 (3º lugar).

O veterano Candinho (da dupla Candinho & Inês) não acredita em uma “receita de bolo” para vencer o festival, mas concorda que a interpretação é fundamental. “Não existe fórmula ou estilo para ganhar um festival aqui ou em qualquer outro lugar, mas, basicamente, a música tem que ter uma letra consistente, uma melodia agradável e uma excelente interpretação”.

Confira a matéria na integra na edição do Bem Viver do jornal A CRÍTICA  deste domingo (04).

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.