Sábado, 21 de Setembro de 2019
Vida

Versão em quadrinhos do livro ‘Dois Irmãos’ será lançada no dia 16 de março

Adaptação do livro do amazonense Milton Hatoum para os quadrinhos ficou a cargo dos premiados irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá



1.gif Irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá têm no currículo três prêmios Eisner e um Jabuti
13/02/2015 às 14:44

Está previsto para o dia 16 de março o lançamento da versão em quadrinhos do livro “Dois Irmãos”, do amazonense Milton Hatoum. Editada pela Companhia das Letras, a obra leva a assinatura dos premiados irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá, dois dos principais quadrinistas brasileiros da atualidade, ganhadores de dois prêmios Eisner e um Jabuti. Eles também são os autores da adaptação para HQ do clássico “O Alienista”, de Machado de Assis, e da série “Daytripper”.

Publicado há 15 anos, “Dois Irmãos” narra a história de gêmeos de origem libanesa que se envolvem em uma trama de ciúme, inveja e morte. Tal como outros livros de Hatoum, o enredo se passa em Manaus e acompanha diversas fases da história da cidade.

Enquanto o álbum não sai, Bá foi escalado para escrever, sempre às quartas-feiras, sobre a concepção da nova HQ no blog da Companhia das Letras. Ele e Moon se dedicam à adaptação de “Dois Irmãos” desde 2009.

“São as palavras que nos enfeitiçam nos livros, a maneira como o escritor as escolhe e alinha formando frases, montando pensamentos, criando ações. As palavras são tudo num romance. Então como traduzir esse tudo para outra linguagem? Sim, porque o trabalho de adaptação é também uma tradução”, disse ele, no texto inaugural.

Já no segundo post, o quadrinista dá mais detalhes sobre a construção do roteiro. “Fizemos uma linha do tempo dos acontecimentos da história, dividimos a trama em três atos, listamos todos os personagens, todos os locais, as plantas e animais citados no livro. Com o livro sempre do lado, e um caderno onde palavras eram escritas e frases escolhidas, começamos finalmente a fazer o roteiro — ou layout — da nossa história”.

NA TELEVISÃO

Atualmente, “Dois Irmãos”também está sendo adaptada para o formato de microsérie pela TV Globo, que colocou o projeto nas mãos do diretor Luiz Fernando Carvalho (“Hoje é dia de Maria”, “Capitu” e “A pedra do reino”). O elenco contará com estrelas do naipe de Cauã Reymond, Juliana Paes, Eliane Giardini, Antonio Fagundes e Antonio Calloni.

Gabriel Bá comentou a relação entre os dois trabalhos em sua página no Facebook. “O diretor Luiz Fernando Carvalho está acompanhando de perto as notícias da nossa adaptação do Dois Irmãos. Nós também estamos de olho na adaptação dele. Acho incrível ter dois novos olhares sobre a obra do Milton. E será bom também pra analisarmos as diferenças entre as linguagens (romance, HQ e TV). Mal posso esperar”, escreveu o ilustrador.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.