Publicidade
Entretenimento
Vida

Vício do cigarro pode ser combatido com hipnose

Durante o tratamento hipnótico há um aumento de receptividade à sugestões, isso faz com que o paciente seja convencido a parar com a prática 22/01/2015 às 16:09
Show 1
A nicotina e o alcatrão são apenas duas das 4,70 mil substâncias tóxicas do cigarro, responsáveis pela dependência
ACRITICA.COM Manaus (AM)

Uma recente pesquisa feita pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o tabagismo continua sendo um dos maiores problemas da população brasileira. Dos entrevistados, 51,1% disseram já ter tentado largar o hábito nos últimos 12 meses sem conseguir.

Para Alessandro Baitello, hipnoterapeuta, doutor em hipnose, presidente e fundador da Rede Clínica da Hipnose, o vício de fumar pode ser de ordem fisiológica, emocional ou as duas coisas juntas.

“As pessoas fumam porque estão estressadas, perderam um amor, estão ansiosas ou ainda porque simplesmente gostam do movimento que é feito de abrir a carteira de cigarros, acender e fumar”, diz o especialista, doutorado em hipnose pela AICHE (Academia Internacional de Hipnosis Clínica Y Experimental) na Espanha.

Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a hipnose clínica científica pode ajudar no tratamento de combate ao vício do cigarro sem o uso de medicamentos.

“A hipnose nada mais é do que uma condição ou um estado modificado de consciência como o sono ou a vigília, caracterizado por um marcante aumento de receptividade à sugestão. Isso faz com que o paciente esteja aberto para ouvir nossas recomendações”, explica o doutor.

Baitello explica ainda como é feito o tratamento por meio da hipnose. “Quando somos procurados por alguém que deseja parar de fumar, nós colocamos a pessoa em um transe hipnótico para tentar descobrir o que desencadeou o vício.  E aí instalamos um trauma ao contrário. Isso é feito quando contamos uma outra história para o inconsciente, que absorve aquilo como verdade e faz um ‘destravamento’ na vida dessa pessoa, a fazendo querer parar de fumar”.

Publicidade
Publicidade